Sala de aula do imóvel localizado no bairro São Pedro (Foto: Gabriella Ramos)

O Departamento de Ciências Básicas da Vida do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (DCBV/UFJF-GV) passa a realizar as suas atividades acadêmicas em novo endereço, a partir de agora.

Responsável por ofertar disciplinas e promover atividades de pesquisa e extensão para todos os cursos da área da saúde do Instituto de Ciências da Vida, o DCBV terá à sua disposição um imóvel de 3.946,08m², com: oito salas de aula, das quais três com capacidade para 60 alunos e cinco com capacidade para 45 alunos; nove laboratórios de ensino; dois ambientes para setores administrativos; uma sala para os professores e um almoxarifado.

Para o funcionamento adequado destes ambientes, há ainda os espaços de apoio, como: salas para vigia/porteiro e para o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI); depósito de material de limpeza; abrigos para resíduos sólidos; área de convivência externa; além de quatro banheiros masculino e feminino, sendo dois para pessoas com deficiência.

Espaço conta com nove laboratórios (Foto: Gabriella Ramos)

De acordo com a arquiteta da UFJF-GV, Sara La-Gatta Martins, o imóvel, localizado à Avenida Moacir Paleta, nº 1167, bairro São Pedro, já possui o Alvará de Ocupação emitido pela Prefeitura, bem como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). “A equipe técnica da UFJF está muito satisfeita com a conquista do espaço pelo DCBV, pois é o primeiro processo de Aviso de Procura de Imóvel, que se concretiza como Built to Suit (termo utilizado para identificar contratos de locação a longo prazo no qual o imóvel é construído para atender os interesses do locatário, já pré-determinado) da UFJF-GV”.

Iniciada em novembro de 2019, a previsão de entregada obra era julho de 2021. Porém, no último mês de junho foi realizada uma pré-vistoria pela equipe técnica da UFJF, que detectou alguns ajustes que deveriam ser realizados antes da entrega definitiva ocorrida em agosto.

De acordo com o gerente de infraestrutura da UFJF-GV, Diener Piske, os móveis e equipamentos a serem utilizados pelo DCBV já estão no novo espaço. “Fizemos o transporte das cadeiras, mesas, carteiras escolares, armários, bancadas móveis, dentre outros. Também já estão no prédio os principais equipamentos que compõem os laboratórios”.

Imóvel fica à Avenida Moacir Paleta, nº 1167, bairro São Pedro (Foto: Gabriella Ramos)

Para Ângelo Denadai, diretor-geral da UFJF-GV, o novo imóvel é reflexo do trabalho conjunto das equipes de servidores dos dois campi da UFJF. “É válido frisar que a identificação do modelo de contratação no formato Built to Suit foi mérito dos servidores do campus GV, o que demonstra nossa capacidade técnica de tratar e solucionar nossos problemas. Não podemos deixar de salientar o empenho, especialmente da antiga direção, na pessoa do professor Peterson; do gestor do contrato, professor Luiz Gonzaga; dos professores do DCBV; bem como das equipes da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão, da Pró-Reitoria de Planejamento Orçamento e Finanças e Reitoria. Sem a articulação conjunta, não teríamos avançado na aquisição deste espaço”.

Novo espaço possibilitará mais conforto e liberdade

Antes da entrega do imóvel no São Pedro, o DCBV compartilhava salas e laboratórios com profissionais e estudantes de outras universidades. Agora, com um espaço exclusivo, espera-se maior conforto aos servidores e estudantes do campus, bem como a melhoria dos serviços realizados. “A entrega do imóvel, mesmo sendo ele alugado, representa um marco para nosso campus. Por se tratar de um imóvel exclusivo, existirá um conforto muito maior para nossa comunidade, uma vez que poderemos explorar mais os ambientes com nossas atividades acadêmicas e administrativas. O resultado será uma melhoria dos serviços prestados”, ressaltou Denadai.

Para Luiz Gonzaga da Silva Júnior, professor do DCBV e gestor do contrato, o novo espaço reforça a identidade da UFJF-GV no município, bem como facilita a rotina acadêmica dos servidores e estudantes. “Com este novo espaço, a universidade ganha forma e identidade, que se traduz em respeito e reconhecimento por parte de todos, inclusive da própria comunidade universitária. Do ponto de vista funcional, o local exclusivo muda drasticamente a rotina de trabalho. Em locais até então compartilhados, o horário máximo para as atividades de qualquer natureza era 17h de segunda à sexta. Isso sempre complicou reuniões, eventos, preparação de aulas, além de que em alguns dos nossos laboratórios, os equipamentos tinham que ser colocados e removidos a cada aula (pois em seguida aquele laboratório seria utilizado pela outra instituição). Isso trazia transtornos, perda de tempo e redução da vida útil dos equipamentos, pela movimentação excessiva. Tudo isso é solucionado no novo imóvel de uso da universidade”.

A ampliação do horário para uso dos espaços também foi destacada pelo professor Fábio Pieri, chefe do DCBV. “Será possível a partir de agora a marcação de reuniões de grupos de pesquisa, projetos de extensão e outros projetos acadêmicos nas salas do DCBV em período integral, resguardados os horários reservados às aulas do departamento durante a semana. Os professores e TAEs passarão a ter uma infraestrutura, mesmo que limitada, para permanência em seus locais de trabalhos, com salas de apoio de laboratórios dos núcleos de disciplinas com práticas, além de uma sala de professores exclusiva para o departamento, o que trará um maior pertencimento e identidade dos servidores com a instituição”.