Diante da expectativa de reabertura ao público de seus espaços, a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) realizou sua primeira reunião com todos os diretores dos equipamentos culturais e, a partir da Resolução 58/2021 do Conselho Superior (Consu), que estabelece diretrizes para o processo de retorno gradual das atividades presenciais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), encontram-se em estudo os protocolos que serão adotados em cada um dos locais sob sua administração.

Seguindo as determinações da Resolução 58/2021 e tendo também as orientações da Prefeitura de Juiz de Fora relacionadas ao Programa Juiz de Fora Viva, a estratégia considera uma reabertura gradual, em etapas condicionadas à permanência do cenário epidemiológico favorável e à cobertura vacinal da população. O propósito é obter uma ocupação mais segura para o público, assim como para todas as equipes envolvidas.

Tendo como base os teatros da cidade, que podem ter lotação de até 60% neste momento, foi avaliada uma ocupação menor, para depois ir aumentando gradualmente, começando com 30%, passando para 40% e, em seguida, para 50% ou mais.

As datas de retorno presencial estão sendo discutidas. A Procult aguarda os resultados de uma reunião com os gestores de contratos terceirizados, uma vez que a reabertura está condicionada também ao retorno desses funcionários.

A Procult, além de contar com seu quadro de servidores efetivos, entre professores e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), dispõe de uma equipe com 35 terceirizados (seguranças e profissionais de limpeza não listados aqui), alocados em diferentes espaços, como Forum da Cultura, Cine-Theatro Central, Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), Memorial da República Presidente Itamar Franco (MRPIF), Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA), Centro Cultural Pró-Música, Escola de Artes Pró-Música, Centro de Conservação da Memória (CECOM), Museu da Moda Social (MMOS) e salas da própria Procult na Reitoria.