O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) continuou, nesta sexta-feira, 8, a discussão da minuta da resolução sobre o retorno das atividades presenciais. Atingido o tempo máximo da reunião, a mesma foi encerrada sem a finalização da pauta, que segue em deliberação na quarta-feira, dia 13. Os conselheiros conseguiram debater todos os artigos propostos pela minuta, no entanto, sua aprovação ainda não foi finalizada.

A reunião foi aberta com a discussão do capítulo sobre as viagens. Os servidores deverão priorizar eventos on-line, e só serão autorizadas, pelo reitor, viagens em casos de presencialidade imprescindível. Também foi votada a necessidade dos servidores estarem em dia com a situação vacinal para viagens.

Foi bastante debatido, nos arts. 15, 16 e 17, qual seria o procedimento de trabalho adotado pela instituição para o caso de servidores não vacinados por convicção pessoal, e a orientação legal para tais casos. 

Também foi tratado o obrigatório uso de máscaras nas dependências de ambos os campi, de acordo com o ambiente e atividade. O fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pela Universidade e seu adequado uso nos seus locais determinados, de acordo com os protocolos de biossegurança, foi aprovado.

Antes do retorno, é necessário que os servidores passem por treinamento/capacitação sobre prevenção da Covid ao trabalho, sendo a orientação válida também para terceirizados e discentes. Será também obrigatório o monitoramento pelo sistema Busco Saúde e os conselheiros debateram quais seriam procedimentos para casos suspeitos, confirmados ou em quarentena.

Leia mais:

Conselho Superior inicia votação sobre retorno das atividades presenciais

Conselho Superior suspende discussão sobre retorno das atividades presenciais

Conselho Superior permanece em discussão sobre retorno das atividades presenciais