Obra “desenho esfenoide”, produzida pela estudante Stella Campos, da UFJF-GV. (Foto: reprodução)

O talento artístico da estudante Stella Miranda Campos rompeu barreiras geográficas e chegou à Universidade Federal do Ceará (UFC). A estudante do 6º período de Educação Física do campus Governador Valadares apresentou a obra “desenho esfenoide”, e foi a vencedora do 2º Concurso de Anatomia Artística, promovido pelo Museu de Anatomia e Arte da UFC, um projeto de extensão voltado à popularização do ensino da Anatomia.

Stella, de amarelo, é discente do 6º período de Educação Física. (Foto: arquivo pessoal)

Na UFJF-GV, Stella já demonstra suas habilidades artísticas no projeto de Treinamento Profissional “A ilustração científica como facilitadora na aprendizagem da Anatomia Humana”, orientado pelo professor Kennedy Martinez. O docente, inclusive, foi quem indicou a ela a oportunidade do concurso. “O processo foi acirrado com inúmeros trabalhos de ilustrações anatômicas do todo o país. Houve um momento de votação no Instagram para a seleção dos melhores trabalhos e, depois, um julgamento feito por uma banca com professores de anatomia e profissionais da arte”, explicou Kennedy. A avaliação dos desenhos levou em consideração originalidade, capacidade técnica e correlação com a Anatomia.

Stella conta que a inspiração para o seu desenho esfenoide veio da lembrança de uma aula da Universidade. “Quando eu estava fazendo Anatomia, a professora comentou sobre o formato do osso esfenoide lembrar uma borboleta. Quando fui desenhar esse osso, que fica na base do crânio, lembrei do que ela havia falado e resolvi fazê-lo nas cores de uma borboleta. Essas relações facilitam muito na hora de estudar e, como sempre gostei de fazer essas analogias, resolvi retratar. Acho que a importância do concurso é essa: é vc conseguir compreender como cada um enxerga o que a anatomia tem para oferecer, e entender que existem várias formas de expressar isso – seja pelo desenho, por peças, pinturas e até mesmo bordados”.

Para conhecer as outras obras finalistas do concurso, acesse este link.