Intérprete de Libras: Wellington de Paula

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o edital 11/2021, que torna público o processo seletivo especial para o provimento de três vagas exclusivas para candidatos surdos que pretendem ingressar no curso de Letras-Libras,  no segundo semestre de 2021.

Podem se inscrever no processo seletivo, apenas candidatos surdos que tenham participado da edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tenham zerado a prova de redação. Além disso, deverão comprovar, mediante laudo especializado, o atendimento dos requisitos para que seja considerado uma pessoa com deficiência auditiva, conforme especifica o edital.

Não será cobrada taxa de inscrição para este processo seletivo, entretanto, para que possam concorrer às vagas, os candidatos devem baixar o formulário do requerimento de inscrição, preenchê-lo, seguindo todas as instruções, e entregá-lo, juntamente aos outros documentos exigidos, na Central de Atendimento (CAT) até o dia 12 de outubro entre 9h e 17h. Para facilitar, a documentação também poderá ser encaminhada pelo e-mail: vestibular@ufjf.edu.br .

A seleção dos candidatos inscritos será efetuada com base na ordem decrescente do resultado final obtido no Enem 2020, observando-se, em caso de empate no resultado final, a classificação pelas notas obtidas nas seguintes provas: Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Caso permaneça o empate, o desempate dará prioridade ao candidato que comprovar ter renda familiar inferior a dez salários mínimos, ou ao de menor renda familiar, quando duas ou mais inscrições preencherem o critério inicial.

O resultado final está previsto para ser divulgado às 14h do dia 15 de outubro, no site da Copese.

O edital é baseado na resolução Nº 54.2021, de 27 de setembro de 2021 do Conselho Superior, que regulamenta o Sistema de Cotas para preenchimento de vagas nos cursos de graduação da UFJF.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br  

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF