Acontece nesta terça-feira, dia 14, o evento on-line “Construindo Cidades Resilientes: estratégias, projetos e iniciativas”. O objetivo é discutir ações e estratégias de resiliência a desastres de cidades brasileiras engajadas na iniciativa “Construindo Cidades Resilientes 2030” (MCR2030).  

A iniciativa é promovida pelos professores do Núcleo de Engenharia Pública e Resiliência Urbana (Nepru) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e conta com a participação de especialistas de resiliência urbana do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) e da organização Governos Locais Pela Sustentabilidade – América do Sul (Iclei). Além disso, representantes da Defesa Civil Municipal de Campinas e da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador também estarão presentes para apresentar as experiências das duas cidades na redução do risco de desastres a nível local. 

A transmissão acontece às 10h no canal do ICLEI América do Sul no Youtube. Não é necessário fazer inscrição prévia.

“Enquanto uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, é importante estarmos presentes em diversas ações que visam preparar os agentes públicos e a comunidade de como se preparar para os desastres naturais e biológicos, como o próprio Covid-19, que tem impacto mundial. Precisamos debater e encontrar meios para que possamos estar preparados para a questão desses acontecimentos”, aponta  o professor do Departamento de Transportes e Geotecnia da Faculdade de Engenharia, Jordan Henrique de Souza.

O professor explica que a UFJF foi a primeira universidade brasileira a integrar a iniciativa “Construindo Cidades Resilientes”.A partir desse momento, a Organização das Nações Unidas (ONU), por intermédio da  UNDRR, forneceu o material de avaliação da resiliência aos desastres nos municípios. “Verificamos que havia uma necessidade de readequação até mesmo para a questão do idioma e da nossa realidade. Então fizemos esse trabalho de tradução do inglês para o português do Brasil e da adaptação desse conhecimento à nossa realidade.”

A iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR2030) responde a uma demanda crescente dos parceiros locais na promoção da implementação em nível de cidade do Marco de Sendai. Com base no sucesso anterior da Campanha MCR, que aconteceu entre 2010 e 2020, novas parcerias e mecanismos de implementação foram desenvolvidos para que as cidades possam melhorar de forma tangível e mensurável sua resiliência aos riscos de desastres. 

Confira a programação completa

Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres 

Criado em dezembro de 1999, o Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) é o ponto focal designado no sistema das Nações Unidas para a coordenação de esforços para reduzir os riscos de desastres. Especificamente, o UNDRRo rienta, monitora, analisa e informa sobre o progresso na implementação do Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres 2015-2030, apoiando a implementação regional e nacional do Marco e aumentando a consciência global para a redução do risco de desastres (RRD). 

Governos Locais pela Sustentabilidade 

Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 125 países, influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

O Iclei América do Sul conecta seus governos associados a este movimento global. Presente em sete países e com escritórios no Brasil (São Paulo); na Colômbia (Área Metropolitana do Valle de Aburrá, Amva); e na Argentina (Rosário), destaca-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e desenvolvimento de baixo carbono; Resiliência; Resíduos sólidos; Compras públicas sustentáveis; Biodiversidade urbana, dentre outros.

Núcleo de Engenharia Pública e Resiliência Urbana

No contexto nacional, o Núcleo de Engenharia Pública e Resiliência Urbana (Nepru) cumpre  função descrita na Lei Federal Nº 12.608, de 10 de abril de 2012, por se adequar a “núcleos multidisciplinares de ensino permanente e a distância, destinados à pesquisa, à extensão e àcapacitação de recursos humanos, com vistas no gerenciamento e na execução de atividades de proteção e defesa civil”. Nessa trajetória de parcerias Institucionais sem contrapartida financeira, as atividades realizadas no meio acadêmico da UFJF estão alinhadas a uma vertente e esforço global para Redução do Risco de Desastres e adaptação às mudanças climáticas. 

Como entidade participante, foi desenvolvida a tradução técnica para o português-Brasil de ferramentas oferecidas pelo UNDRR, no âmbito da iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 – referente a Estimativa Rápida de Risco (QRE), a Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência a Desastres (Scorecard) Preliminar e Detalhado, e seu Adendo para Sistemas de Saúde.

A UFJF foi oficializada como uma Entidade Participante da Iniciativa MCR2030 na categoria Organização Acadêmicos e Cientistas em março de 2021 por meio do Núcleo de Engenharia Pública e Resiliência Urbana. As ações da UFJF já ocorrem desde 2017 por meio de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão na temática Resiliência e Redução de Riscos de Desastres.