Turma de Nutrição teve aula de parasitologia na manhã desta segunda, 13, no imóvel do São Pedro (Foto: Dante Rodrigues)

Estudantes dos cursos de Medicina, Nutrição e Odontologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) retomaram algumas atividades presenciais nesta segunda-feira, 13.

A data marcou o início das aulas de disciplinas intensivas, formato que funciona como os tradicionais cursos curtos de verão ou inverno e, que no contexto da pandemia, são uma possibilidade para atender à demanda por disciplinas até então não ofertadas pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). “As disciplinas ofertadas de forma intensiva no campus GV são majoritariamente presenciais e visam, dentre outras coisas, a oferta dos conteúdos práticos que não foram lecionados durante o ensino remoto. É fundamental que o estudante curse essas disciplinas uma vez que elas possibilitarão a conclusão de parte ou da totalidade das disciplinas pendentes durante o ERE”, destacou a professora do departamento de Nutrição e gerente de Graduação da UFJF-GV, Angélica Cotta.

Os horários e locais das disciplinas ofertadas estão disponíveis aqui. As atividades são realizadas principalmente nos prédios da Unipac, Pitágoras e no imóvel do São Pedro, que passou a ser utilizado pela UFJF-GV a partir de agosto de 2021.

Estudantes devem se cadastrar no app Busco Saúde e declarar o vínculo ao Instituto de Ciências da Vida

A retomada das atividades presenciais em Governador Valadares está autorizada por decreto municipal e segue os Protocolos de Biossegurança da instituição, definidos pela Comissão de Infraestrutura e Saúde e pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus. “A preocupação é garantir a segurança de todos neste retorno. Então a universidade está fornecendo os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados para cada atividade a ser realizada. Além disso, é importante que todos façam o automonitoramento no app Busco Saúde. Ainda que muitos de nós estejamos vacinados com as duas doses, existem muitos casos de Covid na cidade. Temos uma nova variante que é mais ativa, então temos que nos manter vigilantes”, afirmou a presidente da Comissão Local de Biossegurança do Instituto de Ciências da Vida e professora do departamento de Farmácia, Regina Kelmann.

O sistema Busco Saúde tem o objetivo de auxiliar no registro e monitoramento dos sintomas de COVID19, possibilitando ainda, que seus usuários entrem em contato com um profissional de saúde habilitado através do direcionamento para um canal de teleorientação. A plataforma também ajuda no encaminhamento e distribuição de pacientes para os locais de atendimento do município, a fim de reduzir aglomerações e grandes filas de espera. “É importante frisar que o automonitoramento pelo app é o que vai garantir que as atividades continuem ocorrendo e a recuperação do tempo perdido. Além disso, precisamos cuidar de nós mesmos e dos nossos colegas”, ressaltou Kelmann.