Com autorização municipal, aulas em Governador Valadares são retomadas em formato intensivo para cursos da saúde (Foto: Ivan Bretas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) permanece em constante deliberação sobre as possibilidades de retorno presencial das atividades, respeitando a legislação e os pareceres dos conselhos internos. Entre as recentes tramitações no Conselho Superior (Consu), está a aprovação de aulas presenciais em disciplinas práticas no formato intensivo para alguns cursos de Governador Valadares.

As disciplinas intensivas possuem até 45 dias de duração e quatro horas diárias e têm previsão para iniciar as aulas em 13 de setembro – período em que a maioria das graduações em formato remoto da Universidade entra em recesso. As disciplinas intensivas funcionam como os tradicionais cursos curtos de verão ou inverno e, no contexto da pandemia, são uma possibilidade para atender à demanda por disciplinas até então não ofertadas pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). 

“Nesse momento de retomada de atividades presenciais são necessárias diferentes estratégias para a recomposição dos componentes curriculares obrigatórios, sempre atentos aos cumprimentos de todos os protocolos e, também, à manutenção da qualidade acadêmica dos cursos”, explicou o pró-reitor de Graduação Cassiano Amorim.

Serão atendidos por este formato de disciplinas intensivas os cursos de Medicina, Nutrição e Odontologia e o Departamento de Ciências Básicas da Vida, todos de Governador Valadares. O pedido se deu em função da impossibilidade de recompor as grades desses cursos apenas com a oferta nos semestres suplementares, dadas as características do campus avançado.  A matrícula dos alunos será feita pela coordenação dos cursos.

Cabe destacar que a retomada das atividades presenciais em Valadares está autorizada por decreto municipal e segue os Protocolos de Biossegurança da instituição, definidos pela Comissão de Infraestrutura e Saúde e pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus. 

De acordo com o diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV), Leandro Cardoso, “para viabilizar a segurança na retomada das atividades, a Comissão Local de Biossegurança do ICV divulgará, na próxima semana, calendário de capacitações online e reuniões, que deverão ser realizadas por todos os estudantes, docentes e técnico-administrativos como critério obrigatório para o início das aulas”. Ainda segundo o docente, “os demais cursos de saúde do ICV também estão se organizando para a retomada das atividades presenciais após este ciclo de oferta de disciplinas intensivas, mediante autorização pelas instâncias superiores da UFJF”. 

A presidente da Comissão Local de Biossegurança do ICV, Regina Kelmann, destaca que o grupo atua, desde 2020, com o objetivo de auxiliar no retorno seguro dos estudantes e servidores às atividades presenciais, sendo elas extraordinárias ou não. “Temos trabalhado em conjunto com a direção da unidade e os departamentos, seguindo as recomendações do protocolo geral da UFJF, determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Prefeitura de Governador Valadares.

Entre os cuidados a serem tomados nesse retorno intensivo, Kelmann reforça o uso de equipamentos de proteção e adaptações na logística das turmas. “O uso de máscaras será obrigatório em qualquer atividade, em qualquer ambiente, para toda a comunidade acadêmica, assim como a higienização das mãos, equipamentos e materiais com álcool 70%.”

Além das disciplinas intensivas já aprovadas, UFJF discute a possibilidade de um novo semestre suplementar (Foto: Alexandre Dornelas)

Ainda segundo Regina, “as aulas serão organizadas de modo a promover o distanciamento seguro entre os estudantes e/ou servidores, como por exemplo, a redução do número de estudantes por turma ou a alocação da turma para uma sala de maior tamanho. Medidas adicionais, como o uso de máscaras PFF2, óculos de proteção ou faceshield, estão sendo incluídas em atividades específicas. Além disso, haverá um processo de automonitoramento para todos que estiverem realizando atividades presenciais, através de um aplicativo desenvolvido na UFJF, o BuscoSaúde”, finaliza. 

Outras deliberações em andamento

O Conselho Superior também deve discutir em breve a possibilidade de um segundo semestre suplementar na UFJF. Quatro cursos da instituição já operam neste modelo  – Medicina e Enfermagem (campus Juiz de Fora) e de Odontologia (de Juiz de Fora e Governador Valadares). A ideia é que outras graduações também possam seguir neste modelo, provavelmente, a partir de outubro. O calendário do segundo semestre suplementar, caso aprovado pelo Consu, ainda será votado pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad).

O semestre suplementar também contempla disciplinas práticas e sua duração é de dez semanas. “Teremos que conviver na Universidade, por algum tempo, com vários calendários em paralelo, que atendem às especificidades de cada curso”, comenta o pró-reitor de Graduação Cassiano Amorim. 

Minuta de retorno  

Em meio ao andamento desses processos, foi aprovada no Congrad, na quarta-feira, 25, uma minuta de retorno presencial de todas as disciplinas em caráter prático, teórico-prático e ainda estágios obrigatórios para os cursos que não foram autorizados até o momento. A definição da oferta das disciplinas cabe aos departamentos, conselhos de unidade e colegiados de curso. A discussão ainda seguirá para o Conselho Superior (Consu), considerando ainda, as legislações municipais, e os pareceres do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavirus e da Comissão de Infraestrura e Saúde (CIS).

Na última sexta-feira, 27, o Consu deliberou em favor da manutenção da suspensão das atividades presenciais até o dia 28 de setembro. A exceção, até o momento, são os cursos com aulas práticas em andamento pelo semestre suplementar, os estágios já autorizados e, agora, os novos cursos de Governador Valadares contemplados pelas disciplinas intensivas.