O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) aprovou mais uma alternativa para que os cursos possam ganhar agilidade na oferta de conteúdos, quando for autorizado o retorno das atividades práticas. 

Trata-se das disciplinas intensivas, com duração de até 45 dias e até quatro horas diárias de atividades. Elas  poderão ter formato híbrido, ou seja, serem realizadas em parte de forma remota, parte presencialmente, quando o retorno for aprovado pelo Conselho Superior (Consu). A decisão foi tomada em reunião na terça-feira, dia 18.

Essa alternativa estará disponível para aquelas disciplinas cujas propostas não puderam ser adaptadas para o contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante o último ano. Elas poderão ser planejadas pelos cursos, de acordo com a aprovação dos departamentos, dentro dos semestres letivos do calendário acadêmico ou entre eles – ou seja, durante os recessos, mantendo o fluxo contínuo de atividades. 

Assim, de acordo com a minuta aprovada, as disciplinas intensivas visam garantir condições para o encadeamento curricular e viabilizar a colação de grau dos estudantes. O curso que tiver interesse deverá apresentar proposta para este tipo de disciplina, tendo em vista a duração (de até 45 dias e até quatro horas diárias), estabelecendo prioridade de atendimento quando o número de candidatos para a disciplina for superior ao de vagas.

Cabe ressaltar que a decisão, assim como a aprovação da possibilidade de adoção de calendários suplementares pelo Consu, dependem da autorização para retorno das atividades práticas, considerando o quadro epidemiológico. Na última  sexta-feira, dia 21, a UFJF se reuniu com a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora para discutir protocolos de biossegurança e outras normas, tendo em vista a possibilidade de retorno das atividades práticas para cursos de saúde.

O Consu voltará a se reunir, em breve, para continuar a discussão do tema.