A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta sexta-feira, dia 27, o resultado final do “Edital 04/2021 – Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa”.  Ao todo, 54 propostas foram aprovadas e 16 foram contempladas com bolsas, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

As 54 ações extensionistas a serem desenvolvidas em interface com a pesquisa abarcam os seguintes eixos temáticos: Cultura; Comunicação; Direitos Humanos; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. A classificação final, bem como as vagas de bolsistas e voluntários, podem ser acessadas no site da Proex.

Cortes orçamentários

A pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, explica que o número de bolsas ofertadas neste edital foi 50% inferior em relação ao quantitativo disponibilizado no ano passado. A redução ocorreu devido aos cortes orçamentários promovidos pelo Ministério da Educação (MEC) em todas as universidades federais brasileiras.

“A necessidade de ajustes imposta pelos cortes orçamentários, vindos do Governo Federal, impacta diretamente os projetos de extensão. Neste caso, especificamente, em que há uma apresentação de dois eixos de trabalho, relacionados à pesquisa empírica e à atuação junto às comunidades, os prejuízos são expressivos”, avalia.

Formar pesquisadores e extensionistas

O edital 04/2021 foi publicado, pela Proex, no dia 23 de junho. As propostas inscritas foram analisadas por uma equipe de  docentes com vasta experiência em ações de extensão. O grupo compõe a Comissão Interdisciplinar de Avaliação de Extensão da UFJF, responsável, mediante os indicadores previstos nos editais, pela elaboração de pareceres e avaliações.

“A Proex tem trabalhado, desde 2016, para estimular a realização de projetos de extensão que articulem a pesquisa empírica. Nesse sentido, o lançamento de editais é muito importante, porque estimula docentes e técnico-administrativos em educação de nível superior a elaborarem propostas que possam formar, ao mesmo tempo, pesquisadores e extensionistas”, conclui a pró-reitora.

Orientações e prazos 

Os coordenadores dos projetos aprovados devem encaminhar, à Proex, a documentação completa de seleção de bolsistas e voluntários, contendo edital, folha de inscrição, ata e termos de compromisso, conforme modelos disponíveis aqui. Além disso, também devem ser enviados, à Pró-reitoria, os termos de compromisso dos colaboradores externos voluntários.

Toda a documentação deve ser encaminhada para o e-mail extensao@ufjf.edu.br, com o assunto: “Edital 04/2021 – Cadastro – Título do Projeto”. Os prazos são de 30 de agosto a 13 de setembro, para que os bolsistas e voluntários sejam cadastrados no mês de setembro de 2021; e de 14 de setembro a 08 de outubro, para que os bolsistas e voluntários sejam cadastrados no mês de outubro de 2021.

Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram.

Outras informações: imprensa.extensao@ufjf.edu.br