Evento nacional acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, abordando questões de gênero, teorias feministas e decolonialidade (Imagem: Canva)

Sob a temática dos estudos de gênero e as epistemologias feministas, o Núcleo de Estudos em História Social da Política (NEHSP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta o II Seminário Nacional “Mulheres e a Escrita na História”, que acontece entre os dias 25 e 27 de agosto e será transmitido pelo canal no YouTube do próprio evento. Em sua segunda edição, o seminário aborda o impacto dos estudos de gênero em diferentes áreas, observando os efeitos gerados tanto no âmbito acadêmico e científico quanto na organização social e na produção de subjetividades.

A participação nas mesas de abertura e encerramento é aberta ao público. A mesa de abertura será sediada nesta quarta-feira, 25, às 18h, contando com a participação das professoras e pesquisadoras Cristiana Schettini (Universidad Nacional de General San Martín) e Luana Saturnino (Universidade Estadual de Campinas), abordando o tema “Teorias feministas e práticas históricas”.

Já a mesa de encerramento engloba a temática “Virada epistêmica e novas escritas da História: gênero, raça e decolonialidade”, recebendo as professoras e pesquisadoras Ana Maria Veiga (Universidade Federal da Paraíba) e Flávia Rios (Universidade Federal Fluminense), referência no movimento feminista negro. Os ouvintes receberão certificado mediante o pagamento da taxa de R$10,00 e a presença mínima de 75% nas atividades do evento; todas as informações para participar estão disponíveis em edital.

A professora do Departamento de História da UFJF e uma das criadoras do Núcleo de Estudos em História Social da Política, Silvana Mota, explica que o seminário é “uma ótima oportunidade para compreender em que pé estão os debates e as pesquisas e o quanto já temos de avanço nessa área. É uma boa fonte de inspiração para quem também está começando e quer conhecer e buscar um tema de pesquisa instigante”. A professora afirma que a pandemia impossibilitou o evento presencialmente, mas reforça que a realização é importante para que os espaços conquistados por mulheres ao longo dos anos não sejam perdidos. 

Além da participação de pesquisadores da pós-graduação de diversas universidades nacionais e internacionais, o evento ainda contará com a apresentação de trabalhos acadêmicos ao decorrer da programação do seminário, aglutinados nos eixos temáticos de “Estudos, teorias e epistemologias feministas”; “Mulheres intelectuais, letras e artes”; “Mulheres e impressos”; “Mulheres e trabalho”; “Mulheres e educação”; “Mulheres imigrantes”; “Mulheres, corpos femininos e violência de gênero” e temas livres. “O evento tem o intuito de mostrar que nossa força está em nossa união”, afirmou Sandra. As inscrições para ouvintes do seminário ainda estão disponíveis. 

Outras informações:
Canal do Seminário Nacional “Mulheres e a Escrita na História”
Edital do evento
Inscrições para ouvinte do evento
Programação completa