Os candidatos que pleiteiam uma das vagas oferecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na segunda edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificado (Sisu 2021.2) devem ficar atentos aos prazos. As inscrições devem ser feitas a partir desta terça-feira, 3, e se encerram na sexta-feira, 6 de agosto. Os resultados estão previstos para serem divulgados no dia 10 do mesmo mês.

Nesta edição, a Universidade oferece 865 vagas, distribuídas em 32 cursos no campus sede, com 677 vagas, e nove em Governador Valadares, com 188 oportunidades. Do total das vagas, 447 são destinadas às ações afirmativas. Em relação ao mesmo período do ano passado o número de vagas foi mantido. 

Quem pode participar?

Os únicos requisitos para a realização da seleção são ter feito as provas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020, ter concluído o ensino médio e não ter zerado a prova de redação. O acesso ao sistema de inscrição do Sisu agora será realizado com o Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br. 

Crie seu login e senha no Gov.br.

Como se inscrever?

O primeiro passo é entrar na página do Sisu, clicar em “Fazer Inscrição” e na próxima tela clicar em Entrar com Gov.BR ou fazer cadastro. Logo após, é preciso que o candidato confirme os dados. Depois da atualização, o estudante está pronto para começar a inscrição.

Em seguida, o candidato pode escolher até duas opções de curso e deve selecionar a graduação que será a primeira opção e aquela que será a segunda escolha. É possível que o interessado pesquise as vagas pelo nome do município, da instituição ou pelo nome do curso.

Também é fundamental que o estudante leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer, clique em “Escolher esta modalidade” e em seguida confirme a inscrição.

Por fim, é possível que os inscritos acompanhem as notas de corte dos cursos e as classificações parciais durante o período de inscrição.

Confira o passo a passo para se inscrever no Sisu 2021.2.

Dentre as vagas da UFJF, o candidato encontra nove grupos de acesso, sendo um de ampla concorrência e outros oito destinados para as ações afirmativas. Confira o quadro abaixo:

Quem ainda está com dúvidas sobre os cursos, pode conferir abaixo um guia rápido sobre eles. 

Campus Juiz de Fora

ABI Ciências Biológicas

ABI Educação Fìsica

ABI História

ABI Letras

Arquitetura e Urbanismo

Ciência da Computação

Direito (Diurno)

Direito (Noturno)

Enfermagem

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica – Robótica e automação industrial

Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência

Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos

Engenharia Elétrica – Telecomunicações

Engenharia mecânica

Farmácia

Física

Fisioterapia

Interdisciplinar em Ciências Humanas

Jornalismo

Letras – Libras

Matemática

Medicina

Medicina Veterinária

Nutrição

Odontologia

Pedagogia

Química

Serviço Social

Sistemas de Informação

Turismo

Campus Governador Valadares

Administração

Ciências Econômicas

Direito

Educação Física

Farmácia

Fisioterapia

Medicina

Nutrição

Odontologia

Matrículas e lista de espera

As matrículas dos aprovados na primeira chamada ocorrem entre os dias 11 e 16 de agosto. Os candidatos devem ficar atentos à escolha do grupo e aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Essas informações serão divulgadas, em breve, na página da Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos (Cdara). Quem quiser se inscrever para as listas de espera terá entre 10 e 16 de agosto para se manifestar.

Outras informações: Sistema de Seleção Unificada

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF