A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe inscrições a partir desta sexta-feira, dia 21, para uma nova iniciativa de acolhimento aos graduandos, o “Grupo Dentro de Casa”. O objetivo é favorecer a promoção da saúde psicológica, por meio do compartilhamento de vivências, neste momento de isolamento social e perda de antigas referências devido à pandemia de Covid-19.

Ao todo, serão realizados seis encontros remotos, via Google Meet, sempre às quartas-feiras, das 16h às 17h30, a partir do dia 2 de junho.  Os alunos interessados em participar devem preencher este formulário eletrônico. São disponibilizadas 14 vagas e o prazo para inscrição termina no dia 1°.

“A iniciativa é para os estudantes da UFJF, visto que a pandemia colocou todos em ensino remoto emergencial e limitou a vida com restrições de contato nos mais diversos âmbitos”, explica a psicóloga da Proae, Camila Oliveira. Ela acrescenta que “o Grupo Dentro de Casa vem para ser um novo lugar, para criar a potência do encontro no ambiente virtual. Será um grupo vivencial, dinâmico e sempre favorecendo uma nova forma de se estar no mundo e fazer contatos”.

Assistência Estudantil

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) é o espaço, dentro da estrutura da UFJF, dedicado à formulação, implantação, gestão e acompanhamento de políticas de assistência estudantil. Por assistência estudantil, compreende-se o enfrentamento de demandas socioeconômicas dos estudantes, para que a democratização do acesso ao ensino superior seja acompanhada de efetivas possibilidades de permanência no espaço acadêmico.

Também é atribuição da Proae o enfrentamento de demandas psicopedagógicas, com o objetivo de que o universo crescente de alunos possa se sentir acolhido e reconhecido em sua diversidade e singularidades.

Outras informações: Pró-Reitoria de Assistência Estudantil