A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) prorrogou o prazo para inscrição no XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia até o próximo dia 31. Neste ano, o encontro – entre 18 e 20 de agosto – será sediado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e ocorrerá de forma remota.

Para garantir a apresentação no evento e a publicação nos anais, autores e coautores com artigos aceitos devem realizar a inscrição no site e efetuar o pagamento até a data. Demais interessados no evento podem se inscrever como”ouvinte para ter acesso às palestras e aos Grupos de Trabalho.

O evento

O objetivo é reunir investigadores que realizam pesquisas que aproximam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país. Durante três dias serão debatidas temáticas concernentes às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. A intenção das instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre História da Comunicação em todas as suas nuances.

Em 2021, a Alcar apresenta, como tema privilegiado, #vidasnegrasimportam: racismos, violências e resistências nas dinâmicas do tempo. O tema surge nos Estados Unidos como #blacklivesmatter, sendo depois traduzido em vários idiomas. Sob esta temática serão incluídos debates e palestras a partir das múltiplas experiências do racismo no Brasil e no mundo ao longo do tempo.

Estão previstas reflexões, buscando consciência histórica crítica, articulações de processos de sociabilidade e estruturas sociais raciais com fenômenos e dispositivos comunicacionais. A programação geral do evento já está disponível no site.

O XIII Encontro Nacional de História da Mídia possui nove Grupos Temáticos que se distribuem em: História do Jornalismo; História da Publicidade e das Relações Públicas; História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia.

Efetue aqui a sua inscrição