A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) está com inscrições abertas – até 13 de junho – para que pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento submetam trabalhos ao XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. O evento ocorrerá entre os dias 18 e 20 de agosto. Neste ano, o encontro será sediado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e ocorrerá de forma remota. O objetivo é reunir investigadores que realizam pesquisas que aproximam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país. 

Durante três dias serão debatidas temáticas concernentes às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. A intenção das instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre História da Comunicação em todas as suas nuances.

Em 2021, a Alcar apresenta, como tema privilegiado, #vidasnegrasimportam: racismos, violências e resistências nas dinâmicas do tempo. O tema surge nos Estados Unidos como #blacklivesmatter, sendo depois traduzido em vários idiomas. Sob esta temática serão incluídos debates e palestras a partir das múltiplas experiências do racismo no Brasil e no mundo ao longo do tempo. No evento estão previstas reflexões, buscando consciência histórica crítica, articulações de processos de sociabilidade e estruturas sociais raciais com fenômenos e dispositivos comunicacionais.

 Grupos temáticos

O XIII Encontro Nacional de História da Mídia possui nove grupos temáticos que se distribuem em: História do Jornalismo; História da Publicidade e das Relações Públicas; História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa; e Historiografia da Mídia. Para os GTs são aceitos textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Estudantes de graduação podem submeter artigos em parceria com seus orientadores. Profissionais e empresários que atuaram como testemunhas ou pesquisaram e reportaram a história da mídia também são convidados a enviar propostas.

O processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos não está condicionado à formalização da inscrição no Encontro. No entanto, é necessário que o postulante comprove a realização de sua inscrição e o pagamento da respectiva taxa para que possa participar e apresentar o trabalho no evento, receber certificado de participação, e para que a produção conste nos Anais do Encontro. Os dois melhores trabalhos apresentados em cada GT serão incluídos no e-book do XIII Encontro Nacional de História da Mídia. Os trabalhos de estudantes de graduação, submetidos em co-autoria com seus orientadores, podem concorrer ao Prêmio José Marques de Melo.  

Confira o calendário

Inscrições: 20 de abril a 23 de julho de 2021

Submissão de trabalhos: 26 de abril a 13 de junho de 2021

Divulgação da Carta de Aceite: até 20 de julho de 2021

 Obtenha outras informações e saiba mais sobre as normas para submissão de trabalhos: https://alcarnacional2021.com.br/submissões-de-trabalhos/

 Para se inscrever, acesse: https://www.even3.com.br/a2xendhdm2021/