Os servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terão acesso gratuito à licença de uso do Pacote Office 365 Education. Através do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), a instituição aderiu ao acordo da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com a Microsoft.

O Office 365 é uma plataforma baseada em nuvem que inclui as versões exclusivamente on-line das soluções Microsoft mais utilizadas. No pacote serão disponibilizadas as ferramentas Outlook, OneDrive, OneNote, Teams, Planner, Excel, Word, PowerPoint, Power Automate, Yammer, Whiteboard, Staff Notebook, Stream, Sway, SharePoint, Lists, Kaizala, Class Notebook, Delve e Forms.

Inicialmente apenas servidores da Universidade, professores e técnicos administrativos (TAEs) terão acesso às ferramentas. Para conseguir a licença gratuita, será necessária a inscrição no site da Microsoft, utilizando o e-mail institucional com final @ufjf.br. Os servidores que possuem e-mail com outras terminações, como, por exemplo, ufjf.edu.br, terão de modificar o endereço, atualizando o domínio para @ufjf.br. A mudança pode ser feita através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Para o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Antônio Salomão Condé, o recurso é significativo para os servidores da Universidade, pois garante o acesso legal, organizado e institucional dos recursos do Office 365. “É mais uma ferramenta de trabalho que poderá ser utilizada por professores e TAEs, seja na forma remota ou presencial. Considero um importante passo no processo de melhoria nas condições de uso do software e atende, ainda, uma demanda antiga da própria comunidade acadêmica.”

A licença de uso Office 365 Education não possui data de expiração. Dessa forma, as ferramentas estarão disponíveis gratuitamente enquanto houver a parceria da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com a Microsoft. O Pacote pode ser acessado de qualquer dispositivo, desde que seja utilizado o e-mail institucional.

Orientações para o cadastro

Para ter acesso aos aplicativos do Office 365, é necessário primeiro realizar o cadastro,

através do site da Microsoft: https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office/.

Após acessar, siga os seguintes passos para realizar o seu cadastro:

1) Digite seu email @ufjf.br no campo “Introduza o seu endereço de e-mail escolar” e clique em “Começar”;

2) Informe seu vínculo com a UFJF. Caso você seja TAE, selecione a opção “Eu sou um professor”. A ferramenta não faz distinção de usuários administrativos;

3) Após a escolha, será enviado um código de confirmação para o e-mail informado na tela inicial. Acesse o seu e-mail e copie o código de verificação;

4) Na tela a seguir, preencha as informações e informe o código de verificação. Em seguida, clique em “Iniciar”.

Ao finalizar o processo, caso apareça uma mensagem solicitando alternar para uma conta que tenha permissão, ignore a mensagem e feche o navegador.

Após a etapa de cadastro, os aplicativos do Office 365 poderão ser acessados através do endereço http://www.office.com. Já no link, estão disponíveis treinamentos gratuitos para as ferramentas do Office 365.

Um guia detalhado e ilustrado com as orientações está disponível aqui.

Outras informações: Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional