A Colônia de Férias do Centro de Ciências é uma das atividades da SBCP Cultural na UFJF.

Para além das discussões e palestras focadas em tratar assuntos em voga nos campos da pesquisa e das ciências, a programação da 73ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) também traz, de forma lúdica, uma série de iniciativas voltadas para o público infantil e jovem por meio da SBPC Jovem e Família. Entre exposições on-line, tutoriais educativos e oficinas ao vivo, o evento busca contemplar a divulgação científica de forma ampla e aberta para toda a comunidade. As atividades acontecem até o próximo sábado, 24, de forma síncrona e assíncrona, nos períodos da manhã e da tarde.

A programação da SBPC Jovem e Família conta com a participação direta do público. Segundo o diretor do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Elói Teixeira, já aconteceram diversas atividades lúdicas com participação encantadora do público como a oficina A torre de Hanói, do grupo pernambucano Espaço Ciência, e a II Colônia de Férias do Centro de Ciências.

“Na terça-feira, 20, tivemos 12 salas virtuais acontecendo em diversas unidades federativas do Brasil e todas com uma grande participação das crianças de todos os estados brasileiros. Em relação à Colônia de Férias, a atividade está sendo coordenada pela professora do departamento de Química, Fernanda Bombonato, e com mediadores do Centro de Ciências e também do Instituto de Ciências Exatas (ICE). Temos tido uma repercussão muito positiva. As crianças têm gostado e elogiado muito. Tem sido muito legal a participação de todos durante essas iniciativas”, aponta Teixeira.

Também coordenador da SBPC Jovem e Família, Teixeira explica que todas as ações têm sido realizadas de forma virtual, diante do cenário de excepcionalidade, e ressalta que todos interessados podem acessar a programação que está disponível na página do Centro de Ciências. “Para ter acesso basta clicar no link específico com as atividades que estão disponibilizadas ou naquelas que acontecem ao vivo e participar. Elas acontecem pela manhã e à tarde”.

A programação da SBPC Jovem na UFJF segue até sábado, dia 24, de forma síncrona e assíncrona.

Há uma série de ações que despertaram o interesse dos participantes, como, por exemplo, a oficina ao vivo Desafios de lógica com o Museu Itinerante Ponto UFMG. No entanto, a programação ainda será composta por inúmeras atividades para despertar o lado lúdico dos participantes por meio da ciência. “Teremos atividades, a partir das 9h, que ficarão disponibilizadas no site do Centro de Ciências e poderão ser acessadas a qualquer momento, às 14h acontecem as oficinas do Espaço Ciência e às 16h teremos a nossa Colônia de Férias”, ressalta o professor Elói.

No último dia, sábado, 24, Teixeira destaca que serão desenvolvidas inúmeras atividades, também nos períodos da manhã e da tarde, sendo todas realizadas ao vivo e as pessoas poderão acompanhá-las pelo youtube da ABCMC. “Para todas essas iniciativas, nossa expectativa é conseguir, efetivamente, atingir o maior público possível, especialmente as crianças que são o público prioritário do Centro de Ciências. Esperamos levar a ciência para crianças e jovens, ainda mais, durante esse período de pandemia e de isolamento social”, finaliza.

Confira a programação da SBPC Jovem e Família.

73ª Reunião Anual da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a UFJF realizarão a 73ª Reunião Anual da SBPC até o dia 24 de julho. Com o tema “Todas as Ciências são Humanas e Essenciais à Sociedade”, a reunião acontece inteiramente de forma virtual, devido à pandemia do coronavírus e à continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente, disponível no momento, para conter a disseminação da Covid-19.

A programação completa da 73ª Reunião Anual da SBPC traz nomes de projeção no cenário científico nacional, sendo transmitida pelos canais SBPCnet, TV UFJF, Centro de Ciências UFJFCritt – UFJF, UFJF Notícias e Revista A3 UFJF.

Outras informações: Site oficial da 73ª Reunião Anual da SBPC

Centro de Ciências – UFJF

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF