equipe receptivo ufjf _ pism I 2021_foto_Carolina de Paula UFJF

Equipe de receptivo, de colete cinza, orienta candidatos sobre locais de prova no campus (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Pela manhã deste sábado, 10, os inscritos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começaram a chegar ao campus para a realização dos exames do módulo I do vestibular seriado. No primeiro dia de provas, são esperados mais de 14.200 candidatos que responderão questões sobre Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química.

Além disso, os participantes devem estar atentos às normas de biossegurança exigidas pelo edital. As avaliações estão ocorrendo simultaneamente, das 13h às 17h30, em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. O gabarito das provas dos dois dias será divulgado a partir das 18h deste domingo, 11, no site da Copese (ufjf.br/copese).

Segundo o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, o Pism, por se tratar de um vestibular seriado, é uma oportunidade para que os candidatos sejam avaliados a cada ano do ensino médio. “Por exemplo, hoje realizamos os exames do módulo I – para alunos do primeiro ano – o que faz com que tudo seja novidade para esses estudantes. É o primeiro contato com as avaliações e pode haver muita ansiedade, pois ainda são muito novos. Diante desse cenário, indicamos que confiem na preparação que tiveram e mantenham atenção, foco e concentração durante as avaliações.”

Outro ponto destacado por Amorim é que o módulo I do Pism é o início de um processo avaliativo. “Para aqueles que, talvez, não se saiam tão bem neste primeiro momento, o importante é não desistir, já que teremos outras oportunidades para que as notas sejam recuperadas. É este o propósito do vestibular seriado: poder fazer uma avaliação no decorrer da experiência do estudante durante o ensino médio.”

Expectativas

Lucas Cardoso_candidatoPismUFJF_Foto_Carolina de PaulaUFJF

Interessado em Enfermagem, Lucas Cardoso, de Três Rios (RJ), fez aulas extras para o Pism (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Após uma viagem que durou mais de 15 horas, a estudante Maria Isabel dos Reis, veio acompanhada dos pais Vilma Botelho e Waryno Reis, de Teixeira de Freitas, no extremo Sul da Bahia, para fazer as avaliações do módulo I do Pism. A estudante comenta que se preparou para os exames e está decidida a tentar uma vaga em Medicina. “O Pism traz uma boa oportunidade já que as provas são seriadas, o que é mais fácil do que o Enem. Estou ansiosa para as provas de hoje, mas com um bom pressentimento”, comenta.

Maria Isabel também fala sobre a primeira impressão que teve da cidade universitária. “Antes de vir para cá, eu pesquisei muito, mas imaginava que o campus fosse menor. Me surpreendi muito e achei lindo a forma com que a questão ambiental é preservada. Isso é maravilhoso. Conheci pouco, mas já amei.”

A mãe da candidata, Vilma, aponta que devido à escolha do curso da filha, encontrou na UFJF uma oportunidade. Também conta sobre a importância de acompanhar Maria Isabel e o apoio familiar durante o vestibular seriado. “Gostamos muito de estar ao lado dela, dando esse apoio psicológico. Gostamos de ter esse contato, de conhecer os lugares em que ela pode vir a estudar.”

Vindo de Três Rios, o estudante Lucas de Oliveira Cardoso conta que pretende prestar o Pism para o curso de Enfermagem. Acredita que o processo seriado é mais tranquilo e, por isso, tem se preparado desde 2020 para o exame. “Além disso, o meu colégio tem uma preparação especial para provas como Pism e Enem, em que aulas extras nos permitem um contato maior com as disciplinas.”

Protocolos

cassiano amorim _ pró-reitor graduacao UFJF - Pism I _ 2021_Foto_Carolina de Paula UFJF

Pró-reitor Cassiano Amorim ressalta seguimento de protocolos de biossegurança (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Para a realização das provas, é necessário que os candidatos se preparem para duas situações distintas, referentes aos protocolos exigidos pelo edital. Cassiano Amorim aponta que a primeira delas trata-se sobre a atenção do estudante em acompanhar as recomendações da instituição sobre temas que englobam, como, por exemplo, o que pode e o que não pode ser trazido para o momento dos exames, como caneta azul ou preta em corpo transparente e manter o celular desligado durante todo o exame.

Já a segunda situação refere-se aos protocolos de biossegurança exigidos pelo edital diante do cenário de pandemia. “Chamamos a atenção para o uso adequado das máscaras, que devem cobrir a boca e o nariz completamente, e para a higienização constante das mãos com álcool em gel. A UFJF não fornece as proteções faciais, mas o álcool em gel estará disponível para os estudantes no início e no fim das provas. Também chamamos a atenção para que sejam evitadas aglomerações por parte dos pais e dos alunos. No mais, aproveito para desejar uma boa prova para todos.”

Atenção

PismI_UFJF_2021__Foto_Carolina de Paula_UFJF

São esperados cerca de 14,2 mil candidatos do Pism I em cinco cidades (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

As salas que acolherão os candidatos foram abertas às 11h30 para que sejam evitadas aglomerações. Para esclarecer dúvidas, a equipe de receptivo da UFJF está espalhada pelo campus, vestida com coletes cinza e crachás de identificação vermelho.

De acordo com o representante da equipe, Bruno Ribeiro, a principal orientação para os candidatos é que, ao chegar ao campus procurem pelos locais de provas para que não haja equívocos e que evitem ficar circulando pelo campus ou outros ambientes, pois ainda vivemos um cenário pandêmico. 

“Nossa equipe de receptivo está disponível em todos os lugares em que as provas serão aplicadas em Juiz de Fora. Nossa função é dar orientações gerais referentes aos locais dos exames. Já outras questões devem ser sanadas pelos fiscais de prova.”

Apoio
A Central de Atendimento da UFJF (CAT), assim como nas edições anteriores do Pism, está responsável por dar suporte à Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) e às possíveis demandas apresentadas pelos inscritos. “Temos nosso balcão de atendimento no prédio da Reitoria nos dias de aplicação, das 10h às 18h, e também atendemos no WhatsApp, por meio do contato (32) 2102 3911. Esse trabalho será feito somente para questões específicas do Pism I”, explica o coordenador de Atendimento, Mauro Eduardo Leopoldino.

Recursos sobre questões e gabaritos
Os recursos sobre as formulações das questões e dos gabaritos de cada exame deverão ser protocolados pelo candidato ou pelo representante de estabelecimento de ensino junto à Central de Atendimento, na Reitoria, em Juiz de Fora, ou enviados por e-mail para vestibular@ufjf.edu.br , das 9h às 16h, nesta segunda, 12.

O recurso será interposto por meio de formulário próprio disponibilizado no site da Copese (www.ufjf.br/copese) e somente será analisado se constar as razões específicas para cada questão ou gabarito contestados. O resultado dos recursos será divulgado no dia 26 de agosto, no site da Copese.

As notas das provas sairão no dia 22 de setembro. Já o pedido de recurso deverá ser realizado pelos candidatos no dia seguinte, e o resultado final está previsto para o dia 29 de setembro.

Datas importantes Pism I UFJF - Arte Natã Miguel UFJF

Datas importantes Pism I UFJF – Arte Natã Miguel UFJF

Confira o edital do Pism.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br  – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf 
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF