Pism I UFJF 2021 _ Foto Carolina de Paula UFJF

Primeiro dia de Pism I tem 81% de comparecimento (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Eurocentrismo, queimadas no Pantanal, cálculo de glicemia e ativismo ambiental. Esses foram alguns dos temas abordados nas provas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química do módulo I do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), aplicadas neste sábado, 10. Dos 14.225 inscritos neste primeiro dia de Pism, 81% compareceram aos locais de prova. O total de ausentes ficou em 2.709.

A prova de Geografia trouxe o número de focos de incêndio no Pantanal brasileiro nos últimos 20 anos e mostrou que em 2020 houve a maior incidência, com mais de 16.000 incêndios registrados naquele bioma. A mesma disciplina alertou os candidatos a respeito do caráter ideológico-geográfico de determinadas projeções, como a de Mercator, que coloca a Europa como o centro do mundo – o chamado “eurocentrismo”.

A prova de Geografia ainda trouxe títulos de notícias sobre tremores de terra registrados em cidades de Minas Gerais e Bahia. Questionava em seguida qual afirmação estava correta entre cinco opções sobre ocorrência de sismos. Em Química, foram cobrados conteúdos sobre propriedades físicas de substâncias, representação de átomo e outros pontos.

Em Matemática, uma questão fazia referência a cálculos de concentração de glicose no sangue (glicemia) de um paciente. Já o principal texto de Língua Portuguesa trouxe referências ao ativismo, perguntando em seguida sobre o propósito comunicacional da publicação, o uso de formas verbais no imperativo e outros aspectos.

O gabarito das provas dos dois dias será divulgado a partir das 18h deste domingo, 11, no site da Copese (ufjf.br/copese). No segundo dia de exames, serão aplicadas provas de Literaturas, Biologia, Física e História. As avaliações ocorrem simultaneamente, das 13h às 17h30, em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

Sonhos

Pedro Lucas candidato Pism I UFJF - Foto Carolina de Paula UFJF

‘Não penso em outra coisa que não seja me tornar aluno da UFJF”, afirma candidato Pedro Lucas (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Estudante do Colégio de Aplicação João XXIII, Pedro Lucas Ferreira de Assis se diz tranquilo para este primeiro passo rumo à graduação em Sistemas de Informação. “Estou no João XXIII desde 2009. Então, depois que eu entrei, não penso em outra coisa que não seja me tornar aluno da UFJF porque ela me acolheu de tal maneira que, para mim, não tem faculdade melhor”, pondera.

Diferentemente de Pedro, Carolina dos Santos Francisco, de Rio Preto (MG), teve na tarde deste sábado sua primeira experiência com a UFJF. A jovem, que sonha em cursar Medicina Veterinária, se diz impressionada com o que viu. “Nunca tinha vindo a Juiz de Fora, nem à UFJF. Achei lindo o campus, muito grande, com várias faculdades. Espero estar aqui como aluna um dia”.

Já a escolha de Nirvana Vieira Pessanha teve forte influência da família. A juiz-forana afirma que a opção pela UFJF foi apresentada pela irmã, que cursou História na instituição. “Minha irmã disse que a Universidade é muito bem-sucedida, uma das maiores do país. Vindo aqui no campus a gente percebe o quanto isso é verdade”, afirma.

Início de trajetória

vice-reitora Girlene Alves _ Pism I UFJF 2021 _ Foto Carolina de Paula UFJF

Vice-reitora Girlene Alves manifesta apreço por estudantes escolherem a UFJF (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Desejo boas-vindas aos candidatos. É um grupo da população que começa a se preparar para uma vaga na universidade pública e, nesse sentido, a UFJF tem um prazer imenso pela escolha deles em começarem a traçar essa trajetória, optando pela Universidade. Que os candidatos sejam bem-vindos, que possam fazer essa primeira etapa com muita tranquilidade e que possam continuar no Pism II e III para, em um futuro muito próximo, estarem se matriculando na UFJF”, afirma a vice-reitora da Universidade, Girlene Alves.

O pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim, salienta a necessidade de observância aos protocolos de biossegurança, necessários durante o combate à pandemia de Covid-19. “O primeiro dia de provas transcorreu tranquilo, conforme o planejamento feito pela Universidade. Pedimos a atenção das famílias quanto ao segundo dia, para que os candidatos e candidatas continuem atentos ao que está previsto no edital e, principalmente, quanto ao cumprimento dos protocolos de biossegurança. Aproveitamos para desejar um segundo dia também tranquilo e uma boa prova a todas e todos.”

Recursos sobre questões e gabaritos

Pism I UFJF 2021 _ Foto Carolina de Paula UFJF

Recursos sobre gabaritos e formulação de questões podem ser interpostos nesta segunda, 12 (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Os recursos sobre as formulações das questões e dos gabaritos de cada exame deverão ser protocolados pelo candidato ou pelo representante de estabelecimento de ensino junto à Central de Atendimento, na Reitoria, em Juiz de Fora, ou enviados por e-mail para vestibular@ufjf.edu.br, das 9h às 16h, nesta segunda, 12.

O recurso será interposto por meio de formulário próprio disponibilizado no site da Copese e somente será analisado se constar as razões específicas para cada questão ou gabarito contestados. O resultado dos recursos será divulgado no dia 26 de agosto, no site da Copese.

As notas das provas sairão no dia 22 de setembro. Já o pedido de recurso deverá ser realizado pelos candidatos no dia seguinte, e o resultado final está previsto para 29 de setembro.

Confira o edital do Pism.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br  – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf