“A Cultura Afro-brasileira na Educação infantil” é o tema da live do Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça-feira, dia 22, às 17h30, no YouTube. O evento gratuito e aberto ao público terá como convidada a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Lucimar Rosa Dias.

O coordenador do Anime, professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, explica que os encontros virtuais do grupo têm por objetivo fomentar reflexões acerca das pesquisas da educação em interface com os estudos da filosofia africana e do imaginário africano, desenvolvidos em África e na diáspora. 

“O  Anime também pretende fortalecer os direitos da população negra e as ações educativas no combate ao racismo e às discriminações”, enfatiza Oliveira.

Pesquisadora convidada

Lucimar Rosa Dias é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP),  com a tese “No fio do horizonte: educadoras da primeira infância e o combate ao racismo”. Também é graduada em Pedagogia e mestra em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). No mestrado, desenvolveu a dissertação “Diversidade étnico-racial e educação infantil: três escolas, uma questão, muitas respostas”.

É professora dos cursos de  Pedagogia, modalidades a distância e presencial,  da UFPR, além de integrar o quadro docente da Pós-Graduação em Educação da mesma instituição, na linha de pesquisa “Diversidade, Diferença e Desigualdades na Educação”.

O trabalho da pesquisadora versa, especialmente, sobre os temas da educação infantil e diversidade étnico-racial; criança negra e infância negra; relações raciais e formação de professores e professoras; e mulheres negras e educação. 

Saiba mais

Grupo de pesquisa realiza série de lives sobre africanidades e imaginário

Siga o Anime nas redes sociais

Instagram – Facebook – YouTube

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br