A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o resultado final dos editais 01/2021 – “Programas e Projetos de Extensão de Demanda Espontânea”; 02/2021 – “Programa Boa Vizinhança – campus Juiz de Fora”; e 03/2021 – “Programa Boa Vizinhança – Rio Doce”. Em função dos cortes no orçamento da Universidade realizados pelo Governo Federal, houve a redução de 269 bolsas na pró-reitoria.

Serão distribuídas 500 bolsas entre os programas estratégicos de extensão, definidos pelo Conselho Setorial de Extensão e Cultura (Conexc), e os demais programas e projetos dos editais 01/2021, 02/2021, 03/2021, além do edital para projetos de extensão em interface com a pesquisa, a ser lançado ainda este ano. O Conselho Setorial discutiu o cenário e indicou parâmetros que valorizassem o mérito acadêmico, bem como o fortalecimento das oito áreas temáticas de extensão a que cada uma das propostas fosse vinculada.

Os coordenadores(as) das propostas aprovadas nos editais 01, 02 e 03/2021 devem enviar a documentação para a Proex até 30 de junho, para que os bolsistas e os voluntários sejam cadastrados no mês de julho. Já para que os estudantes sejam cadastrados no mês de agosto, os coordenadores devem enviar os documentos de 1º de julho a 6 de agosto.

A documentação completa de seleção de bolsistas e voluntários, contendo edital, folha de inscrição, ata e termos de compromisso, pode ser conferida na página de formulários no site da Proex. Os documentos deverão ser encaminhados para o e-mail extensao@ufjf.edu.br, com o Assunto: “Editais 2021 – PROEX – Cadastro – Título do Programa/Projeto”.

Os estudantes devem ficar atentos aos sites de suas unidades acadêmicas, nos quais serão divulgados os editais de seleção para as bolsas.

Para a Pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, os cortes do governo federal atingem a Universidade em todas as suas dimensões. Além disso, a sociedade é impactada imediatamente pela redução do número de projetos e de programas e, consequentemente, pela diminuição da amplitude do atendimento aos beneficiários das ações. Nesse momento, 66 projetos não foram contemplados com a alocação de bolsas.

“Também temos um impacto negativo na formação de nossos estudantes que ao não terem a possibilidade de realizar a sua formação por meio de atividades de extensão, perdem o contato com a realidade social, com a crítica a essa realidade e a utilização de instrumentos e técnicas que aprendem em seus cursos. Essas ações proporcionaram melhoria da condição de vida das pessoas no campo da saúde, da educação, dos direitos humanos, do trabalho e do meio ambiente”, conclui Ana Lívia.

Confira os resultados detalhados e as classificações, com as vagas de bolsistas e voluntários.

Outras informações: Pró-Reitoria de Extensão