Integrantes da comunidade acadêmica do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participaram, de forma remota, na tarde desta terça-feira, 8, da 37ª reunião ordinária do Conselho Gestor. Esse é o primeiro encontro promovido pelo órgão após a posse dos novos diretores. Os principais pontos da pauta foram o plano de gestão, a mudança do organograma e a formação de uma comissão dedicada à eventual emancipação do campus.

O plano de gestão é o documento que irá guiar as ações da Direção-Geral pelos próximos quatro anos. Ele define objetivos e metas que cada setor ligado à unidade deverá cumprir, e funciona como um complemento ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Como destacado pelo diretor-geral Ângelo Leite Denadai, o plano é “dinâmico e participativo” e, por isso mesmo, poderá sofrer adaptações ao longo da gestão. A situação da infraestrutura do campus é um dos assuntos tratados no documento, que traz um planejamento voltado para a consolidação de instalações físicas definitivas e consequente “saída” dos aluguéis. O plano de gestão deve ser disponibilizado para toda a comunidade acadêmica até o final desta semana.

Na reunião também foi apresentado o novo organograma da Direção-Geral, que foi aprovado. Alguns setores sofreram modificações, principalmente em relação à questão de subordinação hierárquica, como é o caso da Comunicação, Cultura e Eventos, que agora sai da Coordenação Administrativa e passa a responder à Coordenação Acadêmica. Essas mudança foram necessárias, segundo Denadai, para “potencializar a nossa força de trabalho e otimizar o fluxo de processos para que a gestão do campus seja a mais eficiente possível”.

A mudança mais significativa no organograma foi a criação do setor de Inovação, que ficará responsável por ações e projetos na área desenvolvidos no campus. Na reunião, foi apresentada a resolução com as atribuições, estrutura e funcionamento desse novo setor. O documento, elaborado após consulta ao GT Inovação – grupo de trabalho responsável pelo fomento a atividades desta natureza no campus –, foi aprovado. Para Denadai, trata-se de um setor “muito importante para o campus, uma vez que é um eixo estratégico da universidade, juntamente com o ensino, pesquisa e extensão”.

Ainda falando de inovação, foi aprovado o nome da professora Nádia Carvalho, do Departamento de Administração, para compor o Comitê de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A docente é a atual coordenadora do GT Inovação.

Os conselheiros também iniciaram a escolha dos nomes que irão compor a comissão responsável pela definição da metodologia do debate sobre uma eventual emancipação do campus. A necessidade de formação dessa comissão – que vai contar com representantes da Direção-Geral, dos dois institutos, docentes, técnicos e estudantes – já havia sido deliberada pelo Conselho Superior (Consu) da UFJF em 22/11/2019, mas voltou à pauta após reunião realizada recentemente no Ministério da Educação. O principal objetivo dessa comissão não é debater a emancipação, mas tão somente definir como essas discussões vão ocorrer. Caberá a ela, por exemplo, estabelecer como serão os debates, se serão realizadas audiências públicas etc. Na avaliação de Denadai, a formação da comissão “representa um marco de extrema importância para o início do debate, que é fundamental para o crescimento do campus” e que a expectativa é que ele “aconteça da forma mais harmônica possível na comunidade interna e em sintonia com a comunidade valadarense”.

Por fim, Denadai avaliou positivamente esta primeira reunião do Conselho Gestor com a nova formação da Direção-Geral. “Teve uma repercussão excelente, na medida em que foram 84 participantes, entre conselheiros, comunidade e equipe da direção”, destacou.

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