O encontro, promovido pela prefeitura de Governador Valadares e parlamentares locais, aconteceu nesta quinta, 20. (Imagem: reprodução)

A Direção-Geral do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participou virtualmente, nesta quinta-feira, 20, de reunião no Ministério da Educação (MEC). O encontro foi promovido pela prefeitura de Governador Valadares e por deputados locais para tratar da questão de infraestrutura e orçamento e também para discutir a emancipação do campus.

Pauta comum da UFJF-GV, da frente parlamentar e do poder executivo valadarense, a situação da estrutura física foi objeto de exposição do diretor-geral, Ângelo Denadai, que destacou “a precariedade do campus, o número excessivo de imóveis alugados, a necessidade de uma edificação própria e de reforço orçamentário do custeio do aluguéis”.

O ministro da Educação Milton Ribeiro informou que a equipe técnica do MEC analisará o tema e fará a interlocução entre a pasta e a universidade, principalmente sobre os entraves administrativos relativos às obras no local inicialmente previsto para a instalação do campus e a possibilidade de destinação de recursos para a construção. Para tanto, a UFJF precisará efetuar o estudo de viabilidade, já em andamento, e que agora é uma “urgência da atual gestão”, garante Denadai.

Já em relação a pauta da emancipação, proposta exclusivamente pela prefeitura e pelos parlamentares, o ministro enfatizou a necessidade do debate interno na universidade e da formação de uma bancada de deputados para dar sustentação ao pleito.

Denadai reconhece que a transformação do campus avançado em uma universidade autônoma é uma demanda legítima do município, mas enfatiza que o tema necessita de uma “ampla discussão interna”, com a comunidade acadêmica, além de debate com as instâncias superiores da UFJF e com a população valadarense.

As pautas e a participação da equipe do campus na reunião foram de pleno conhecimento da administração superior, que não pôde estar presente no encontro.

Além de Denadai, participaram da reunião com o ministro da Educação: o vice-diretor, Alex Sander de Moura; o coordenador Administrativo, Ricardo Grunewald; o prefeito e vice de Governador Valadares, André Merlo e David Barroso; o deputado federal, Hercílio Diniz; os vereadores Jamir Calili e Alessandro Ferraz; o superintendente do Hospital Bom Samaritano, Renato Fraga; e o ex-deputado Leonardo Quintão.