Rossana Melo é a líder da pesquisa: Eosinophils: key innate immune cells in SARS-CoV-2 infection

O estudo liderado pela pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, Rossana Melo, acaba de ser selecionado entre os sete projetos brasileiros que serão financiados pelo Fundo de Pesquisa Lemann Harvard Brazil 2021. O objetivo da proposta contemplada é investigar os papéis desempenhados pelos eosinófilos no combate à infecção causada pela Covid-19 no corpo humano.

Os eosinófilos são um tipo de leucócito, células responsáveis pela defesa do sistema imunológico humano que agem diretamente contra os mais diversos agentes infecciosos. Como os processos agressivos da doença provocada pela Covid-19 ainda são desconhecidos pela ciência, a pesquisa explora se os eosinófilos têm papel principal no combate à replicação do vírus no corpo.

Rossana explica que estudos anteriores demonstraram que os eosinófilos são responsáveis por gerarem ações antivirais contra outros vírus, tais como o H1N1. Desta forma, já existem alguns trabalhos que indicam que pacientes infectados pela Covid-19 em quadro grave possuem um número extremamente baixo de eosinófilos no sangue, assim como pacientes com casos mais leves da doença possuem maior concentração destas células no sangue.

O projeto “Eosinophils: key innate immune cells in SARS-CoV-2 infection” (Eosinófilos: células-chave do sistema imune inato na infecção por SARS-CoV-2) é desenvolvido em parceria com Wendy Garrett, pesquisadora da Escola de Saúde Pública da Harvard e com a colaboração de Peter Weller, pesquisador da Escola de Medicina da Harvard.

O resultado divulgado pela Universidade Harvard destaca a excelência da equipe e do projeto liderado por Rossana, professora titular ligada ao Laboratório de Biologia Celular/ICB e pós-doutora pela Harvard Medical School. A iniciativa recebeu um aporte de cento e cinquenta mil dólares. Rossana é pesquisadora 1B do CNPq, por meio do pós-doutorado pela Harvard Medical School (2002-2005) estabeleceu sólida parceria com pesquisadores da Instituição. Atuou de 2006 a 2019 como cientista visitante do Beth Israel Deaconess Medical Center/Harvard, Lecturer na Harvard Medical School (2019) e consultora em projetos financiados pelo National Institutes of Health/NIH (2010-2020).

A aprovação do projeto pela Fundação Lemann reforça a continuidade da colaboração entre a Universidade Harvard e a Universidade Federal de Juiz de Fora, iniciada há vinte anos pela professora Rossana e com estudos colaborativos que produziram quarenta artigos científicos.

O projeto, que tem duração inicial de dois anos com perspectiva de prorrogação pelo mesmo tempo, também prevê a criação de bolsas de pós-doutorado para a UFJF e será desenvolvida, em grande parte, pelo grupo de pesquisa em Biologia Celular da UFJF, que possui grande experiência na área de doenças infecciosas e na imunobiologia dos eosinófilos. O projeto também contará com a colaboração de pesquisadores de outras instituições brasileiras como UFRJ, UFMG e Fiocruz.

Em 2012, a revista de jornalismo científico e cultural A3 da UFJF publicou uma entrevista entre os pesquisadores Rossana Melo e Peter Weller sobre a importância da cooperação internacional na ciência.

Fundo de Pesquisa Lemann Harvard-Brazil

O Fundo de Pesquisa “Harvard University Lemann Brazil” foi criado pela Fundação Lemann em 2016 para apoiar projetos de pesquisa que focalizem na atualidade brasileira, sendo desenvolvidos entre a colaboração de cientistas brasileiros e da Universidade Harvard. Em geral, o fundo busca elencar propostas que abordem os seguintes tópicos: Gestão e administração da educação; ciências sociais e suas aplicações; administração e política pública; avanços tecnológicos na educação; e pesquisa baseada em evidências. Com a emergência global da Covid-19, no ano de 2021 foi dada uma consideração especial a projetos de qualquer área que fossem diretamente relacionados à pandemia.

Mais informações:

Fundo de Pesquisa Lemann Harvard Brazil 2021