*Atualizada em 1º de junho de 2021, às 13h02

Entre os dias 1º e 30 de junho, os alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderão se inscrever gratuitamente no Programa Global July, lançado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), que acontecerá entre 12 e 23 de julho, de forma remota. As inscrições devem ser feitas pelo Siga. A participação confere certificado. Além dos estudantes da UFJF, professores e técnico-administrativos em educação (TAEs) também podem se inscrever via Siga. Estudantes da UFJF devem se inscrever apenas pelo Siga. Já estudantes de outras instituições, por um  formulário disponibilizado pelo site do global July.

Visando promover a interculturalidade e estimular o interesse dos alunos em diversas áreas de conhecimento, a quarta edição do programa oferecerá 44 cursos para todas as áreas do conhecimento, divididas em quatro blocos: Literatura e Artes; Biologia e Saúde; Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas; e Stem (sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics). Os cursos acontecerão, tanto na graduação quanto na pós-graduação, em inglês, espanhol, francês, italiano e em português para estrangeiros. A programação e todos os cursos oferecidos estão listados no site do programa.

Ao todo, participam da edição 17 instituições estrangeiras e seis instituições brasileiras, além da UFJF, com total de 62 professores ofertantes. Até o momento, o evento conta com 250 inscritos, de nove países.

Para o diretor de Relações Internacionais da UFJF, Anderson Bastos, o formato on-line possibilita a ampliação da participação de estudantes estrangeiros, que poderão se capacitar sem custos de viagem e acomodação. “Temos a expectativa de ampla participação de estudantes internacionais justamente pela facilidade logística e financeira que um evento on-line propicia. Será uma oportunidade para esses estudantes entrarem em contato com pesquisas importantes da nossa Universidade.”

De acordo com a coordenadora da equipe do Global July, Clarissa Campos Figueirôa, o projeto visa a atingir o alto nível de internacionalização da instituição. “Para ser verdadeiramente eficaz, abrangente e inclusivo, o processo de internacionalização precisa compreender um sentido muito mais amplo de integração multicultural e multilíngue nas dimensões globais dentro do ambiente da educação, da colaboração acadêmica transnacional e da formação de cidadãos globais em um mundo interdependente.”

A troca de conhecimento entre acadêmicos de diversos países é destacada pelo professor da Howard University nos EUA, Clement Akassi, que participou de edições anteriores.“É uma experiência única no meio acadêmico, possibilitando a conexão internacional entre professores/ bolsistas e alunos. Ao longo dos anos, a equipe demonstrou habilidades e disponibilidade de organização excepcionais. É definitivamente emocionante e vale o esforço fazer parte dessa experiência ”. Neste ano, o professor ministrará o curso de ‘Pensamientos y Prácticas Womanistas’, de Estudos Africanos.

Além do novo formato, o evento contará com a participação da empresa junior da Faculdade de Turismo da UFJF, a Inova Rumos. O objetivo da parceria é apresentar aos estudantes internacionais destinos turísticos próximos a Juiz de Fora.

O programa

Criado em 2017 pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF, o programa reúne alunos e professores de diversos países e coloca a UFJF como um destino interessante no Brasil, capaz de oferecer seminários de desenvolvimento profissional, estudo e pesquisa em períodos de atividade extracurricular.

Ao longo de suas três edições anteriores, o Global July ofereceu 123 cursos para todas as áreas do conhecimento, em seis idiomas, com presença de 54 professores estrangeiros e 967 participantes no total. Em 2020, o programa não aconteceu em razão da pandemia do Covid-19.

Neste ano, a duração do evento será afetada pelo modo remoto. A edição será realizada em duas semanas, entre os dias 12 e 23 de julho.“Quando participamos de eventos de forma presencial, estamos totalmente imersos no ambiente do evento, o que não se repete em relação aos eventos virtuais. Por essa razão,optamos por uma versão mais compacta do Global July para 2021”, explica Bastos. Embora mais curto, o evento conta com a mesma preparação e qualidade dos anos anteriores. “O nosso objetivo é a realização de mais um evento de sucesso e com grandes oportunidades de capacitação em diversas áreas do conhecimento.”

Outras informações: Site do Programa Global July

globaljuly@ufjf.edu.br