A Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) lembra que termina às 23h59 da próxima segunda-feira, dia 24, o prazo para responder ao formulário avaliativo sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE), direcionado para alunos e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A avaliação deve ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão (Siga)

Estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação podem participar da nova etapa de avaliação do ERE. De caráter voluntário, e com a garantia de sigilo dos respondentes, o preenchimento do questionário demanda cerca de 15 minutos, está disponível através de mensagem na tela inicial do Siga e, também, na aba Eventos. 

Segundo a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, a primeira etapa da avaliação do ensino remoto emergencial teve uma participação significativa entre discentes e docentes e identificou que, apesar das dificuldades, a impressão geral sobre o modelo foi positiva, embora tenham sido citadas dificuldades em aspectos técnicos e pedagógicos. Confira os dados coletados.

“Tivemos uma participação expressiva na primeira avaliação e agora queremos aumentar. Esta segunda etapa visa aprofundar o processo de autoconhecimento para que as fragilidades detectadas sejam tratadas e as ações institucionais sejam aprimoradas. Os novos questionários levam em conta informações obtidas na primeira consulta, buscando detalhar tanto os problemas quanto as experiências consideradas exitosas pela comunidade acadêmica”, aponta Michèle.

Questionário

O questionário tem por objetivo colher impressões atualizadas sobre o ERE na UFJF e representa uma continuidade do levantamento iniciado no fim de 2020, no qual foram avaliadas questões sobre a implementação desta modalidade de ensino a partir de setembro do mesmo ano. “É indispensável contar com a participação do maior número de pessoas na ação, para que os dados coletados representem, da melhor forma possível, as impressões do corpo docente e estudantes sobre a experiência no ERE”, destaca a diretora de Avaliação Institucional.

A avaliação é aplicada ao ensino de graduação e de pós-graduação dos cursos presenciais que estão funcionando em modo remoto emergencial. Os cursos de Educação a Distância, que seguem no calendário normal, serão avaliados ao final do seu período letivo.

Para informações e envio de sugestões sobre a avaliação ou sobre o ensino remoto emergencial na UFJF,  o interessado pode encaminhar e-mail para questionario.ufjf@gmail.com .

Outras informações: Diretoria de Avaliação Institucional

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF