O Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia (Lapharq) e o Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibilizam, nesta segunda-feira, dia 17, a exposição on-line “O cinema de Juiz de Fora no acervo do Arquivo Central/UFJF: uma mostra dos documentos que contam a história do cinema na cidade”. O projeto já pode ser conferido no youtube.

Os registros apontam que Juiz de Fora foi a cidade onde aconteceu a primeira exibição de um produto cinematográfico em Minas Gerais, o que pode ser considerado um marco na história do cinema. A pesquisa foi embasada por meio de três acervos diferentes do Arquivo Central: Arquivo Companhia Central de Diversões de Juiz de Fora;  Arquivo Centro de Estudos Cinematográficos de Juiz de Fora; e Coleção Waltencir Parizzi.

A mostra reúne documentos desses acervos tais como folhetos de propaganda de exibição de filmes e peças teatrais, recortes de jornais e registros de programação e de custos de cinemas. Além disso, permite que o público acompanhe a vida da Companhia Central de Diversões de Juiz de Fora, que chegou a possuir sete salas de exibição, e foi extinta em 1994.  A exposição foi elaborada e desenvolvida pelos membros do Lapharq, com a participação do Arquivo Central da UFJF na 19ª Semana Nacional de Museus, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Semana Nacional de Museus

Além disso, o Arquivo Central possui outras duas participações na 19ª  Semana Nacional de Museus. A primeira delas é por meio da oferta da oficina “Recomendações para salvaguarda de acervos em arquivos, bibliotecas e museus: uma revisão das principais orientações, diretrizes e protocolos frente ao quadro da pandemia mundial do Covid-19”. Já a segunda trata-se do oferecimento de um  webinário em que o tema é  “Novos caminhos e perspectivas para os arquivos diante do novo normal”.

Informações sobre as inscrições e datas podem ser conferidas aqui.

Outras informações: Arquivo Central

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf