Período letivo traz desafios e possibilidades aos estudantes que chegam à UFJF. (Foto: Bruna Gonçalves)

A próxima segunda, 17 de maio, representa o início do semestre letivo para mais de 2.500 estudantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora. Além dos veteranos, são esperados cerca de 190 calouros dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Medicina. Alunos de Odontologia aguardam a possibilidade de prosseguir com as disciplinas práticas para dar início ao semestre letivo. Alternativas para que isso aconteça estão sendo debatidas no Conselho Superior da Universidade e em outras instâncias internas.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as aulas continuam sendo ministradas no formato do Ensino Remoto Emergencial, em vigor na UFJF desde o ano passado. Mas não se preocupe, mesmo distante, a UFJF continua oferecendo uma série de serviços remotos de apoio e acolhimento aos estudantes da Instituição. Reunimos aqui algumas das informações importantes nesse período de volta às aulas, aproveite!

Horários de aulas
Para ajudar no planejamento das atividades semanais, elencamos aqui os horários de aulas do primeiro semestre, disponibilizados pelos departamentos dos cursos da UFJF-GV. Ao final dessa matéria, você encontra o endereço dos sites dos cursos. Basta clicar no nome do seu curso para ser direcionado à página específica.

Confira os horários das aulas 2021.1 do seu curso
Administração | Ciências Contábeis | Ciências EconômicasDireitoEducação FísicaFarmáciaFisioterapia | Nutrição 

Siga
O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica é a plataforma online que gerencia as informações acadêmicas e administrativas da UFJF. Ele reúne diversas funções essenciais para a vida universitária do estudante, como informações sobre disciplinas, horários, salas, notas, histórico escolar, comprovante de matrícula, reservas e renovações de empréstimo de livros da biblioteca, dentre outros.

Para começar a utilizar o Siga, basta clicar em “meu primeiro acesso” e digitar seu CPF em “login”. Um código de ativação será enviado para o e-mail informado na matrícula e o estudante, após ativar seu registro, já tem acesso ao sistema. Na tela de login, o aluno deve clicar no ícone azul, referente ao Siga 3, versão que traz a maior parte das funções disponibilizadas pela plataforma.

Carteirinha
Para quem está chegando agora, é importante fazer a carteirinha da UFJF. O cartão de acesso é a identificação do estudante na entrada do Restaurante Universitário e também na Biblioteca. A solicitação é feita pelo Sistema de Atendimento Unificado (SAU) da UFJF-GV. Após a solicitação, a carteirinha estará disponível em até 5 dias úteis.

Atendimento pedagógico e psicológico
A UFJF oferece suporte pedagógico aos estudantes em situação de dificuldade no processo de aprendizagem ou mesmo para melhorar o desempenho acadêmico. Os estudantes contam, também, com atendimento junto a psicólogos do setor de Apoio Estudantil, quando seu desempenho acadêmico ou sua vivência na universidade estão prejudicados pelo enfrentamento de problemas de natureza psicológica. A solicitação dos serviços deve ser feita através do SAU.

Durante a pandemia de Covid-19, os atendimentos continuam sendo realizados de maneira remota pela pedagoga e pelos psicólogos do setor. Para saber mais sobre os atendimentos oferecidos e outras atividades do setor de Apoio Estudantil, acesse o site do setor.

E lembre-se: em situações de discriminação, preconceito, violência e opressão no ambiente universitário, entre em contato com a Ouvidoria da UFJF. A Ouvidoria está sempre disponível para receber reclamações, solicitações ou sugestões para esses casos. O contato com a Ouvidoria da UFJF pode ser feito pelo telefone (32) 2102-3380, ou pela página.

Assistência estudantil
A UFJF tem modalidades de bolsas e auxílios que podem ser solicitadas a qualquer momento pelo estudante, e que contemplam recursos para transporte, moradia, alimentação, inclusão digital, entre outros. Mais informações podem ser encontradas no site da Pró-reitoria de Assistência Estudantil ou então na página do setor de Apoio Estudantil de Governador Valadares.

São oferecidas, também, bolsas de Treinamento Profissional, Monitoria, Iniciação Científica, Extensão, além de outras oportunidades vinculadas a programas e grupos de educação tutorial. Os editais de seleção geralmente são publicados no início de cada semestre e o valor varia de acordo com o programa, assim como as atividades previstas. As informações sobre prazos e como se candidatar a essas bolsas são publicadas no Portal do Estudante, na página Bolsas e Estágios do site de GV e nas redes sociais do campus.

Restaurante Universitário
Em Governador Valadares, os estudantes contam com duas unidades do Restaurante Universitário (RU): Centro e Vila Bretas. Quando em funcionamento normal, o RU Centro serve café da manhã, almoço e jantar. Já o RU Vila Bretas conta com almoço. Os valores são de R$ 0,50 para o café da manhã e R$ 1,40 para o almoço ou jantar.

Desde o início da pandemia, apenas o RU Centro permanece funcionando para entrega de marmitex na hora do almoço, sem alteração no valor. Caso o usuário deseje, é possível adquirir também o marmitex do jantar antecipadamente. Por questões de biossegurança, não é permitido o consumo no local. Se for buscar seu marmitex, use máscara e respeite o distanciamento seguro de todos. O cardápio da semana é disponibilizado no portal da Universidade, no site do Restaurante Universitário e no Instagram da UFJF-GV. (Já seguiu? Segue lá!)

Biblioteca
A UFJF possui duas unidades da Biblioteca Universitária para atender à comunidade acadêmica em GV. Durante a pandemia, porém, o funcionamento permanece de maneira remota, pelos canais de atendimento online. Os empréstimos e devoluções de livros físicos ficam suspensos até o retorno das atividades presenciais.

Além de milhares de títulos disponíveis nas estantes, a Biblioteca possui acervo online e ofertas de cursos, oficinas e treinamentos remotos. Para saber mais, acesse o site e o Instagram da Biblioteca.

Ouvidoria
A UFJF possui ouvidoria para atendimento às comunidades interna e externa com atribuições de ouvir, encaminhar e acompanhar reclamações, solicitações e sugestões. A Instituição também disponibiliza atendimento de ouvidoria especializada para situações de discriminação, preconceito, violência e opressão.  

Demandas estudantis e setores administrativos
Durante a graduação, é comum surgirem demandas que nos fazem depender da coordenação, das secretarias, dos setores administrativos, dentre tantos outros departamentos que podem nos confundir à primeira vista. Para facilitar, elencamos aqui uma lista de contatos e páginas que podem te ajudar nesse início de jornada acadêmica.

Setor de Graduação graduacao.gv@ufjf.edu.br

Estágios estagios.gv@ufjf.edu.br.

Biblioteca
biblioteca.sociais.gv@ufjf.edu.br
biblioteca.saude.gv@ufjf.edu.br

Assistência Estudantil
– atendimento psicológico psicologia.gv@ufjf.edu.br
– atendimento pedagógico pedagogia.gv@ufjf.edu.br
– serviço social atendimentosocial.gv@ufjf.edu.br

Portal do Estudante

Confira mais informações no site do seu curso; acesse:

Administração | Ciências Contábeis | Ciências Econômicas | Direito | Educação Física | Farmácia | Fisioterapia | Nutrição | Odontologia | Medicina

Leia mais em: UFJF inicia aulas nesta segunda em formato remoto