Diante do cenário de excepcionalidade causado pela pandemia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que o ano II do ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), antes previsto para 2020, será realizado este ano. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estudantes de 27 cursos participarão das avaliações que ainda não possuem datas definidas.

A decisão foi tomada após estudos técnicos sobre a aplicação do Enade, diante dos desafios encarados frente a atual crise sanitária. O Inep ainda estuda a possibilidade para a realização dos exames para os estudantes dos ciclos III e I, simultaneamente, em 2022.

Segundo a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, o atual contexto pode afetar o desempenho dos participantes, no entanto a Diretoria prevê ações específicas de orientação e sensibilização para o exame, voltadas às coordenações e aos estudantes. “Anualmente promovemos o Seminário Enade, para coordenações, orientando sobre o edital do Enade e os procedimentos institucionais relacionados a ele. Para estudantes, atuamos na divulgação e, sob demanda de cursos, reuniões e bate-papos. Este ano, as ações serão adaptadas para levar em conta as possíveis especificidades do edital e as condições atuais impostas pela pandemia”, aponta.

Adiamento

A realização do Enade para o ciclo avaliativo do ano II havia sido adiada para 2021 em decorrência das restrições impostas pelo quadro epidemiológico. Segundo o Inep, a persistência da crise sanitária e da necessidade de manutenção das medidas de proteção extraordinárias foi levada em consideração para os cronogramas de elaboração de provas e os procedimentos previstos para aplicação do exame. 

Dentro dessa perspectiva, as instituições de ensino superior devem aguardar a definição do novo cronograma para a aplicação dos exames, assim como a atualização dos critérios de habilitação dos estudantes. “Estamos atentos à divulgação do edital para, então, iniciar as ações institucionais de preparação para o Exame”, afirma a diretora de Avaliação Institucional.

Cursos avaliados no II Ciclo

Nas áreas relativas ao grau de licenciatura participam os estudantes dos seguintes cursos: Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História;  Letras – Inglês; Letras – Português e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Letras – Português; Matemática; Música; Pedagogia; e Química

Já para o grau de bacharel, o exame será aplicado para os estudantes dos cursos de Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Design; Educação Física; Filosofia; Geografia; História; Química; e Sistemas de Informação.

Enade

Aplicado desde 2004 pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e composto por uma prova para avaliação individual de desempenho e um questionário socioeconômico e avaliativo, preenchido pelo estudante. É importante destacar que quem faltar à prova ou não preencher o questionário não poderá colar grau.

“O Enade é o principal componente do Conceito Preliminar do Curso (CPC) de graduação, sendo uma avaliação que mede indiretamente a qualidade da graduação com base no desempenho dos estudantes. A nota individual é sigilosa, mas a participação na prova é obrigatória e condição para a colação de grau”, finaliza Farage.

Outras informações: Diretoria de Avaliação Institucional

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF