O Fórum Permanente de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza eleição de novos representantes na próxima terça-feira, dia 27. A atividade será remota,  no turno da manhã, das 9h às 12h. A participação e a candidatura são abertas a alunos, professores, técnico-administrativos em educação e terceirizados dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, bem como para integrantes de movimentos sociais externos à instituição. 

Os interessados devem realizar inscrição aqui. O link para acesso à atividade será encaminhado por e-mail,  aos inscritos, pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf).  A deliberação sobre o processo eleitoral para as vagas ociosas ocorreu durante reunião ordinária do Fórum de Diversidade, na qual também foram definidos a prorrogação do mandato dos atuais integrantes e o calendário de reuniões deste ano, conforme explica o diretor da Diaaf, Julvan Moreira de Oliveira

Objetivos do Fórum de Diversidade

O Fórum Permanente de Diversidade da UFJF foi instaurado em agosto de 2018, visando à elaboração participativa e democrática de uma política de ações afirmativas para a Universidade. Ações afirmativas são políticas públicas que têm por  objetivo corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo, ou seja, buscam oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

De acordo com Julvan Oliveira, a dinâmica da eleição a ser realizada na próxima terça-feira será a mesma dos anos anteriores, quando buscou-se contemplar seis áreas principais: direitos humanos e diversidade étnico-racial; direitos humanos e desigualdade de gênero; direitos humanos e população LGBTQI+; direitos humanos e pessoas com deficiência; direitos humanos e vulnerabilidade econômico-social; e outras temáticas pertinentes aos direitos humanos.

Confira aqui as vagas disponíveis por área temática.

O diretor de Ações Afirmativas esclarece que, nas reuniões ordinárias do Fórum Permanente de Diversidade, as diversas temáticas são debatidas em conjunto por todos os integrantes. A metodologia de eleição tem por objetivo ampliar a representatividade da instância deliberativa. “Essa metodologia é adotada na eleição porque a assembleia pretende ser representativa de diferentes demandas”, conclui. 

Outras informações: acoesafirmativas@ufjf.edu.br