O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), criado em abril de 1995, completa 26 anos neste mês. O Critt é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e entre suas atribuições, estão o gerenciamento da política de inovação da Universidade e a coordenação da Incubadora de Base Tecnológica (IBT). O Critt também assumiu a responsabilidade de estimular a proteção de criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia.

O Critt em 2020, devido à pandemia do Covid-19, se reinventou. Com intuito de continuar contribuindo com a comunidade acadêmica e empreendedora e com o desenvolvimento socioeconômico regional, ainda que de forma remota e on-line, apresentou novidades. Entre elas o Speed Lab on-line; lives e eventos virtuais por meio do “Critt na Quarentena”; mapeamento de soluções inovadoras de enfrentamento ao coronavírus; lançamento do Edital de empreendedorismo feminino Adas Tech; Editais de bolsas; inovações com a Vitrine Tecnológica; grandes “Parcerias em Inovação Aberta”; nova edição do Class2Market; Semana Qualifique-se com minicursos na modalidade EAD; além de fomento e investimento em projetos de startups e continuidade do desenvolvimento de startups inovadoras com o programa de Incubação de Empresas e o Condomínio de Empresas.

Aumento da procura durante a pandemia

No âmbito do Atendimento ao público (interno e externo), houve um aumento substancial realizado pelo NIT/UFJF, sendo que atualmente a equipe realiza cerca de 200 por trimestre, resultado este medido pelos indicadores internos do CRITT/UFJF, o qual apresenta como meta 120 atendimentos trimestrais.

No que tange à proteção ao conhecimento, o NIT da UFJF apresentou seus melhores resultados em 2020, com 18 depósitos de pedidos de patente de invenção; cinco patentes concedidas; um depósito de modelo de utilidade;  oito pedidos de registro de programa de computador; um pedido de registro de marca; um pedido de desenho industrial. Estes resultados consolidam um total de 242 ativos intangíveis protegidos no âmbito da Propriedade Intelectual pela UFJF.

Já o mapeamento tecnológico ganhou forma no decorrer do ano de 2020, por meio de entrevistas constantes com os nossos pesquisadores e com a criação da Vitrine Tecnológica, na qual são ofertadas as tecnologias desenvolvidas e protegidas pela UFJF.

Por fim, a interação Universidade-Empresa vem se aprimorando, pois num ano atípico como o de 2020, os valores e contratos firmados com empresas superaram em larga medida o ano de 2019. Para tanto, tiveram papel decisivo a operosidade dos colaboradores do NIT; a simplificação e a agilidade dos trâmites definidos pela AGU nacional e em normas internas da UFJF; a presteza e a competência da Procuradoria da UFJF na análise dos projetos; a compreensão cada vez maior dos pesquisadores da Universidade sobre a relevância dos acordos de parceria com empresas; a visibilidade da excelência da pesquisa desenvolvida em nossa instituição. 

Vale considerar, também, a importância do desenvolvimento dos mecanismos de tramitação eletrônica dos processos e assinatura dos documentos envolvidos, acelerado pelas exigências do trabalho remoto imposto pela pandemia da Covid-19. Saliente-se o peso significativo dos projetos de P&D, atestando a relevância da pesquisa na UFJF, que desperta cada vez mais a atenção das empresas. Como resultados, foram 45 projetos firmados entre a UFJF e empresas em 2020.

Outras informações: (32) 2102 3435 – ramal 204 (Critt-UFJF)

com.critt@ufjf.edu.br