A Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, nesta quinta-feira, 15, a partir das 9h, reuniões de orientação quanto às cerimônias de Colação de Grau com os representantes dos cerca de mil alunos que irão se formar nos dias 28 e 29 de abril. Os encontros acontecem de maneira remota – assim como serão feitas as seis cerimônias – em decorrência da pandemia de Covid-19. As solenidades unificadas serão transmitidas ao vivo no canal da UFJF no YouTube.

A reunião com os representantes de turma é uma forma de comunicação rápida e eficaz para repassar as informações necessárias sobre os procedimentos e minúcias realizadas durante a cerimônia de colação de grau unificada. Durante a conversa explica-se sobre o uso da plataforma virtual e os detalhes aos quais os estudantes precisam estar atentos durante a celebração.

A equipe de Cerimonial já encaminhou a convocatória – com o horário e o link dos encontros – para as coordenações de curso para que as informações sejam repassadas apenas para os representantes de turma. Durante a conversa devem ser indicados os juramentistas de cada curso e a resposta deve ser encaminhada para o Cerimonial até a quinta-feira, 22 de abril. Será ainda feito sorteio de qual graduação terá o direito de indicar os oradores de cada cerimônia. Participam do sorteio apenas os cursos que tiverem representantes durante a reunião.

Colação de grau

Devido à natureza da solenidade, não há limite de convidados. Os formandos receberão, em momento oportuno, o link que dará acesso à plataforma virtual e os familiares e amigos poderão acompanhar a solenidade por meio da transmissão ao vivo. É recomendado que os formandos acessem a plataforma com uma hora de antecedência para que sejam feitos testes de áudio e de vídeo.

É essencial que os formandos fiquem atentos aos canais de comunicação da instituição e que mantenham atualizado o cadastro no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Além disso, durante a solenidade é imprescindível uma boa conexão de internet.

Diante do cenário pandêmico, a UFJF não irá entregar os diplomas aos concluintes dos cursos na data da Colação. Os documentos devem ser entregues pela Central de Atendimento (CAT), a partir do dia seguinte à solenidade, com horário agendado, para evitar aglomerações. É possível a retirada por terceiros, mediante apresentação de procuração datada e assinada.

Veja datas das colações

Leia mais: Colação de grau unificada será realizada nos dias 28 e 29 de abril

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial