Jurandir Almeida Nicolau recebeu o material na segunda-feira, 5 (Foto: Divulgação)

Profissionais que atuam no serviço funerário e cemitérios municipais de Governador Valadares receberam 80 máscaras face shield para atuarem durante a pandemia do novo coronavírus. A doação foi realizada nesta semana pelo programa de extensão Covid Zero, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

De acordo com Jurandir Almeida Nicolau, diretor do Departamento de Serviços Funerários e Cemitérios de Governador Valadares, o material será fundamental para reforçar a segurança dos trabalhadores que atuam nos setores administrativos ou como assistentes sociais, coveiros, encarregados, vigias, faxineiros e motoristas. “Em razão da pandemia existe um atraso na entrega dos equipamentos adquiridos pelo município. Então, a doação da UFJF-GV apareceu no melhor momento. Assim que os protetores foram entregues, nós distribuímos para o uso dos nossos servidores, para que eles fiquem mais seguros”. As máscaras face shield distribuídas pelo Covid Zero, são frutos de uma doação da empresa Trem Maker.

A rede de solidariedade protagonizada pelo programa de extensão Covid Zero contemplou ainda outras instituições da cidade que receberam uma série de produtos e materiais essenciais para o combate à pandemia. As doações abaixo foram realizadas entre os dias 26 de março e 6 de abril:

Material recebido pela Associação Santa Luzia (Foto: Divulgação)

– 20 litros de Cloredixina 2% distribuídos entre Equovila e Associação Santa Luzia – Fonte: verba captada pela Ministério Público de Trabalho
– 15 Pulverizadores distribuídos entre Equovila, Associação Valadarense de Assistência e Defesa dos Direitos do Excepcional (AVADDE), Centro de Apoio ao Deficiente Físico (CADEF), Associação Santa Luzia, Lar dos Velhinhos, Casa de Recuperação Dona Zulmira e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE GV). Fonte: material arrecadado junto à empresa ERGOS: Soluções em ergonomia.
– 176 máscaras face shield distribuídos entre o CADEF/ Secretaria Municipal de Saúde e Clínicas de Imagem (ressonância magnética) de Governador Valadares. Fonte: material arrecadado junto à empresa TREM MAKER.

Desde o início da pandemia, o programa de extensão Covid Zero já beneficiou mais de 3 mil pessoas pessoas diretamente e indiretamente. Além das doações, o Covid Zero cria e divulga campanhas educativas no instagram e página do programa, cumprindo o objetivo de extrapolar as paredes da universidade para uma efetiva relação de mão dupla com a sociedade de Governador Valadares e região.