A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nomeou nesta segunda-feira, 29, os nomes que estarão à frente da Direção-Geral e dos institutos de Ciências da Vida (ICV) e Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) do campus Governador Valadares até março de 2025. Os professores nomeados pelo reitor foram escolhidos em votação realizada recentemente, sendo que nas três unidades apenas uma chapa participou do processo de consulta pública.

Direção-Geral
Aprovados por mais de 85% dos votantes, Ângelo Márcio Leite Denadai e Alex Sander de Moura assumem os cargos de diretor-geral e vice-diretor do campus, respectivamente.

Ângelo Márcio Leite Denadai. (Foto: arquivo pessoal)

Mineiro de Itabira, Denadai tem 42 anos. É graduado em química industrial, mestre em agroquímica e doutor em química. Ingressou na UFJF em dezembro de 2012, lecionando as disciplinas de química geral e físico-química no Departamento de Farmácia. Foi diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV) de 2016 até março deste ano. Sua experiência em gestão no campus também inclui a chefia do Departamento de Farmácia e a coordenação acadêmica. Além disso, já foi coordenador de curso técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).

O valadarense Moura tem 47 anos e está na UFJF desde julho de 2012. Possui graduação e mestrado em matemática e doutorado em engenharia elétrica. É professor de álgebra matricial e economia matemática no curso de Economia. Já foi chefe do Departamento de Ciências Econômicas do campus GV e coordenador do curso e subchefe do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Alex Sander de Moura. (Foto: arquivo pessoal)

“Os próximos anos serão muito difíceis, especialmente devido à pandemia e à crise econômica nacional e mundial. Os dois fatores prejudicam duramente os princípios fundamentais da universidade, no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Mas temos certeza de que com esforço, objetividade e apoio da comunidade acadêmica, conseguiremos superar todos esses desafios, bem como consolidar a nossa universidade em Governador Valadares”, destacou Denadai sobre os desafios da gestão.

Instituto de Ciências da Vida
Já a direção do Instituto de Ciências da Vida (ICV) ficará sob a responsabilidade de Leandro de Morais Cardoso e Hugo Lemes Carlo, cuja chapa obteve mais de 95% de aprovação.

Leandro de Morais Cardoso. (Foto: arquivo pessoal)

Cardoso é nutricionista e possui mestrado e doutorado na área. Tem 36 anos e é natural de Curvelo, MG. Faz parte do corpo docente da UFJF desde maio de 2014, onde leciona três disciplinas: gestão de unidades de alimentação e nutrição I; prática integradora II e estágio supervisionado em alimentação para coletividades, todas no curso de Nutrição, do qual também já foi vice-coordenador. Além disso, de dezembro de 2017 a março deste ano, foi chefe do Departamento de Nutrição. Cardoso também atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do campus.

O vice do ICV é o professor do Departamento de Odontologia, Hugo Lemes Carlo, 43, natural de Uberlândia, MG. Desde outubro de 2015, leciona no curso as disciplinas de dentística, materiais de uso odontológico e estágios de clínica integrada, além de docente de dois programas de pós-graduação do campus. Cirurgião-dentista, com doutorado em materiais, já exerceu a função de chefe do Departamento de Odontologia.

Hugo Lemes Carlo. (Foto: arquivo pessoal)

Sobre os próximos anos à frente do ICV, os novos diretores não têm dúvidas de que serão desafiadores. “Certamente, enfrentaremos muitos desafios, além dos já postos ao instituto, e que irão requerer muito diálogo, planejamento e resolutividade. Temos a expectativa de manter o alinhamento previamente estabelecido com a nova direção do campus. Além disso, buscaremos estabelecer uma comunicação eficaz e institucional com a Administração Superior da UFJF, os poderes municipais e lideranças políticas visando a identificação e implementação de medidas capazes de minimizar ou atender plenamente as demandas da comunidade acadêmica do ICV, especialmente, em um contexto orçamentário que, a cada ano, tem se consolidado como um fator limitante para a realização de diversas ações institucionais”.

E finalizam afirmando: “Cremos que com participação ativa da comunidade acadêmica e atuação resolutiva das instâncias gestoras da UFJF e município, ao final deste mandato teremos consolidados os legados deixados pela gestão que se encerra e obtido inúmeros avanços nas ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação e assistência em saúde que o ICV desenvolve na região Leste de Minas Gerais”.

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
E quem vai dirigir o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) até março de 2025 são os professores Nathane Fernandes da Silva, 34, e Anderson de Oliveira Reis, 31, docentes dos departamentos de Direito e Ciências Contábeis, respectivamente, que conquistaram mais de 91% de aprovação.

Nathane Fernandes da Silva. (Foto: arquivo pessoal)

Graduada, mestre e doutora em Direito, Fernandes é professora do campus desde agosto de 2014, lecionando as disciplinas de Direito Processual Civil, métodos consensuais de solução de conflitos e elaboração de projeto de pesquisa, todas no Departamento de Direito, onde também já exerceu as funções de chefe de departamento e coordenadora de curso. Desde dezembro de 2020, Fernandes é diretora pro tempore do ICSA.

Reis é contador, com doutorado em administração pública. Está na universidade desde setembro de 2015, sendo professor de contabilidade aplicada ao setor público, teoria da contabilidade e contabilidade do agronegócio, todas disciplinas do curso de Ciências Contábeis, do qual também já foi coordenador.

Anderson de Oliveira Reis. (Foto: arquivo pessoal)

“Entendemos que estamos em um contexto de grandes desafios para a gestão universitária, em todos os níveis, diante do cenário social e de fortes restrições orçamentárias que estamos enfrentando. Entretanto, acreditamos que há muito a se avançar em melhorias dos processos de gestão e oferecimentos dos serviços do nosso instituto, consolidando o ICSA como unidade acadêmica tanto na UFJF quanto em Governador Valadares. Assim, os objetivos de nossa gestão se concentram em aprimorar procedimentos internos, fortalecer o diálogo e a troca de experiência entre cursos e contribuir, a médio prazo, para a estruturação de nosso espaço físico”, afirma a diretora do ICSA, Nathane Fernandes.