Em comemoração ao aniversário do curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontece nesta terça-feira, dia 23, a partir das 19h, a videoconferência “Turismo Juiz de Fora: Vetor de desenvolvimento econômico e sociocultural?”. O evento on-line é aberto à comunidade e os interessados podem se inscrever pela plataforma sympla até o horário de início das atividades.

Em formato de roda de conversa, o  evento terá como convidados o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, Ignácio Godinho Delgado; o secretário de Turismo, Marcelo Carmo Rodrigues; o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Alexandre Vaz; e a vice-presidente do JF convention & Visitors Bureau, Thais Lima. O evento finaliza uma série de seis atividades comemorativas.

Para a professora e coordenadora do evento, Alice Arcuri, o curso de Turismo na UFJF chega em uma fase de maturidade. “Estamos comemorando 2 anos em 1, os 20 anos celebrados em 2020 e os 21 anos do curso em 2021. Hoje o curso de Turismo tem um corpo docente qualificado, além de um projeto pedagógico atual e contemporâneo, duas entradas, direta e indireta via Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, um projeto de curso stricto sensu sendo avaliado pela Capes e muitos desafios ainda a serem superados.”

A professora ressalta, ainda, a situação do setor do turismo diante da pandemia do novo coronavírus. “O evento tem como objetivo discutir o setor do turismo em Juiz de Fora, sendo um dos mais afetados diante da pandemia. Aqueles que trabalham com eventos empresariais e culturais e aqueles que trabalham com turismo diretamente e estão sem recursos para se manter. Vamos debater a importância da existência de uma Secretaria de Turismo em Juiz de Fora  e qual tipo de desenvolvimento queremos para o setor.”

Em parceria com a prefeitura de Juiz de Fora, a roda de conversa visa discutir não só a situação do setor durante a pandemia da Covid-19, mas propor ações para os próximos meses, além de abordar o papel e os desafios da Secretaria de Turismo, coordenada pelo secretário Marcelo Carmo Rodrigues. De acordo com ele, o evento funciona como um exercício de pensar cenários de futuro para o setor no nível regional.

“É importante entender o Turismo não só como um vetor de desenvolvimento econômico, mas como confraternização, representatividade, ideias de pertencimento. Durante o evento vamos discutir o cenário do setor e a retomada das atividades do novo turismo, pensando na retomada do setor diante do cenário atual. Independente de quando retornarmos, aquele turismo de março de 2020 não existirá mais, o setor está passando por grandes transformações e nossos profissionais e estudantes precisam se adaptar ao mercado que também está sofrendo mudanças”.