Entrega das máscaras à APAE de Serro (Foto: Divulgação)

Representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Serro estiveram na última semana na sede administrativa do campus GV da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) para receberem máscaras face shields doadas pelo programa de extensão Covid Zero.

Foram distribuídas 60 máscaras que serão utilizadas por funcionários que atuam na assistência direta ao paciente. “Nós nunca vamos esquecer este gesto de empatia e sensibilidade. Agradecemos à UFJF-GV por acreditar e apoiar o sério trabalho que desempenhamos no que refere a luta pela inclusão social da pessoa com deficiência”, destacaram a diretoria, alunos e funcionários da APAE Serro em carta de agradecimento encaminhada à UFJF-GV.

De acordo com Peterson Andrade, diretor-geral da UFJF-GV e coordenador do Covid Zero, a doação comprova mais uma vez a vocação regional da universidade. “Atendemos de alguma forma 57 municípios do estado com itens para a proteção dos trabalhadores da área da saúde. Este indicador demonstra a vocação regional do Campus GV e ao mesmo tempo o alcance das ações de uma universidade federal em Governador Valadares. Além disso, cadastramos 29 instituições filantrópicas que atendem pessoas com deficiências, idosos e dependentes químicos na região. Instituições muitas vezes invisíveis para a sociedade, mas que estamos buscando ajudar com itens de proteção, material educativo e apoio para a capacitação dos profissionais da saúde”.

Carta de agradecimento da Associação Santa Luzia (Foto: Divulgação)

As instituições citadas por Andrade são: APAE de Governador Valadares, Água Boa, José Raydan, Resplendor, Tarumirim, Serro, Aimorés e Peçanha. Bem como a Casa Lar, Lar dos Velhinhos, Equovila, Conferência Nossa Senhora de Fátima, Asilo de Velhos Jesus Nazareno, AAMAR, Associação Casa de Repouso Nossa Senhora Auxiliadora, Lar São Vicente de Paulo, Obra Unida Asilo São Vicente de Paulo de Água Boa, Associação Santa Luzia, Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares, Associação Valadarense de Assistência e Defesa dos Direitos do Excepcional, Secretaria Municipal de Assistência Social e Esportes de Governador Valadares, Asilo Cônego Lafaiete da Costa Coelho, Casa de acolhimento de Santa Rita do Itueto, Lar Santo Antônio, Casa Dona Zulmira, Instituto Nosso Lar e Associação de Apoio ao Idoso Raimundo Benevides Filho de Frei Inocêncio.

Além das instituições filantrópicas, o programa Covid Zero distribuiu máscaras face shields às clínicas de fisioterapia de Governador Valadares com o objetivo de oferecer suporte aos profissionais da saúde. Dentre as empresas que fizeram a retirada dos equipamentos estão a Dr. Home Saúde (50 máscaras) e Articular Fisioterapia e Reabilitação (25 máscaras).