4ª edição do programa acontece on-line de 12 a 23 de julho

4ª edição do programa acontece on-line de 12 a 23 de julho

Estão abertas as inscrições para professores brasileiros e estrangeiros interessados em oferecer cursos de curta duração no Global July 2021. A 4ª edição do programa lançado pelo Departamento de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontece entre os dias 12 e 23 de julho no formato on-line. Os interessados devem inscrever suas propostas de cursos até o dia 31 de março, não sendo necessária documentação suplementar.

Diante da suspensão das atividades presenciais e da mudança para o formato on-line é sugerido que os cursos não excedam a carga horária de 10 horas-aula. De acordo com a coordenadora da equipe do Global July, Clarissa Campos Figueirôa, não existe limite de idiomas. “Os professores podem oferecer cursos no idioma que preferirem, exceto português. Os únicos cursos em português são os de português e estudos culturais brasileiros para estrangeiros. Como este ano estamos em um formato mais compacto, de duas semanas de evento somente, sugerimos que cada curso tenha duração máxima total de 10 horas, idealmente com até 2 horas por dia.”

Os professores de outras instituições de ensino superior no Brasil ou internacionais, bem como alunos de mestrado ou doutorado e técnico-administrativos em educação interessados em submeter propostas de cursos precisam estar sob a supervisão de um professor da UFJF.

Clarissa destaca as mudanças em decorrência do formato virtual. “Temos vantagens e desvantagens com o formato online. Por um lado, podemos contar com a participação de professores e alunos de diversas partes do mundo de maneira muito mais fácil e sem custos. É uma ótima oportunidade para que os nossos alunos tenham contato com outras formas de ensino, tenham acesso ao conhecimento difundido em outros países, além de terem a oportunidade de treinarem idiomas estrangeiros. Por outro lado, deixamos de ter as atividades de interação entre alunos, entre professores e pesquisadores e não conseguiremos fazer as viagens culturais que mostrariam aos convidados um pouco da história e da cultura da nossa cidade e região.”

Lançado em 2017 pela DRI, o Programa Global July reúne alunos e professores de todo o mundo para cursos gratuitos em todas as áreas do conhecimento – Ciências Exatas, Ciências Humanas, Linguística, Literatura, Artes e Ciências Biológicas. Com a parceria das Pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) e de Graduação (Prograd), o programa coloca a UFJF como um destino interessante no Brasil para cursos de férias, além de fortalecer a internacionalização da Universidade, atraindo alunos e professores estrangeiros possibilitando novas parcerias.

Com formato pioneiro no Brasil, durante as três edições foram ofertados 123 cursos para todas as áreas do conhecimento, com a presença de 54 professores estrangeiros e 967 participantes locais em seis idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e português para estrangeiros.

Outras informações:
globaljuly@ufjf.edu.br
Whatsapp: (32) 2102-3947