“Que educação financeira precisamos afinal no Brasil?” é o tema da aula de encerramento da terceira edição do curso de extensão do Núcleo de Educação Financeira, do Grupo de Pesquisa de Ponta, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o projeto 1 Milhão com 30. A aula será aberta ao público e acontece neste sábado, dia 20, às 9h30, pelo youtube.

O objetivo é apresentar o modo que a educação financeira  deveria ser utilizada no Brasil e o que precisa ser desenvolvido no país em torno dessa área. Para tratar da temática proposta a atividade conta com a participação do parceiro do projeto, Lucas Rufino e dos convidados Cássia D’Aquino e Thiago Godoy

Na aula de encerramento, Cássia  pretende fazer uma retrospectiva dos caminhos que a educação financeira percorreu nos últimos 25 anos em nosso país.  “Vou demonstrar o por que precisamos de uma educação financeira que promova junto à população a ideia de construção de poupança.”

A participação de Godoy tem como objetivo mostrar que é um tema fácil que todos podem e devem aprender. “É essencial desenvolver educação financeira, tanto para criança, para o jovem quanto para o adulto. O Brasil ainda é um país em que as pessoas possuem um baixo conhecimento sobre educação financeira, são mais de 70 milhões de endividados. A educação financeira é um conhecimento básico que as pessoas podem ter, para buscar uma vida melhor e ter mais autonomia financeira.”

O curso

Segundo o professor e coordenador da iniciativa, Marco Aurélio Kistemann, o curso é a maior ação de extensão universitária do Brasil na área de Educação Matemática e Educação Financeira. “Nesta terceira edição tivemos mais de 1.500 participantes de todo o país, que puderam aprender a como se organizar financeiramente, o básico de investir e como diversificar seus investimentos de forma ética e segura. Trouxemos palestrantes com experiência nacional e internacional em Educação Financeira; Tomadas de Decisão em cenários econômicos de pandemia e Investimentos.”

O professor ainda ressalta o trabalho realizado pela UFJF para promover o curso. “O curso de extensão em Educação Financeira e Investimentos ocorreu de maneira remota e gratuita. Com as três edições concluídas já são mais de três mil pessoas com certificação de extensão com a temática de Educação Financeira e Investimentos. Tal fato só é possível pelos incentivos da Pró-Reitoria de Extensão.”

Outras informações: submundofinanceiro@gmail.com