Estão abertas as inscrições para a segunda turma de Formação de Educadores Populares do projeto de extensão Direitos Humanos e Cidadania, vinculado à Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São oferecidas 20 vagas e os interessados devem se inscrever até 30 de março.

O curso é voltado para profissionais vinculados a movimentos sociais, educadores populares, sindicatos, partidos políticos, professores da rede pública e privada e profissionais envolvidos com a educação de forma geral.

Diante da suspensão das atividades presenciais, os encontros serão on-line com início em 17 de abril e término em 7 de agosto. Será desenvolvido em oito aulas e três encontros plurais, sempre aos sábados, das 14h às 16h.

Dentro do conteúdo programático estão previstas discussões que abrangem o “Método Paulo Freire e a Educação Popular”; a “Formação Social Brasileira”; e “Cidadania e Sujeitos Periféricos”. Para os encontros plurais serão realizadas dinâmicas, debates e reflexões sobre atividades assíncronas e/ou sobre textos abordados, conduzidos pelos coordenadores e bolsistas participantes.

O projeto da Pró reitoria de extensão (Proex) compõe o  programa de apoio a projetos – Demandas da Sociedade civil organizada -, e visa a oferecer de forma gratuita, um espaço para aprendizado, troca, diálogo e capacitação.

Para a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, ações como essa reforçam o trabalho da Universidade em todos os aspectos da vida social. “Os processos educativos se dão dentro das universidades, nas escolas e no cotidiano geral dos trabalhadores e das trabalhadoras. Por esse motivo, a aproximação entre a Universidade e a sociedade civil, por meio de cursos de formação, é um aspecto importante da formação crítica do cidadão, ao mesmo tempo em que qualifica e aprofunda a formação dos nossos estudantes e a produção de conhecimento sobre esses processos pela Universidade. É a Universidade trabalhando em todos os aspectos da vida social e com todos os segmentos que compõem a sociedade brasileira.”

Função extensionista

Para a professora e coordenadora do projeto, Edneia Alves de Oliveira, essas atividades cumprem sua função extensionista ao ultrapassar os muros da Universidade chegando para um público que normalmente não teria acesso. “No nosso projeto, por exemplo, o curso é aberto a todo e qualquer sujeito que tenha interesse em aprender um pouco mais sobre o significado da educação popular. Em virtude da pandemia ele teve que ser restringido, mas a abrangência e interesse despertado nos leva a querer mantê-lo como atividade de extensão nos próximos anos. Além disso, o papel e a função social são importantes para mostrar o trabalho cotidiano das instituições de ensino e gerar visibilidade para o público externo.”

Edneia destaca, ainda, a necessidade de falar sobre a educação brasileira, principalmente diante do cenário da pandemia. “A educação no Brasil passa por dificuldades que se aprofundaram mediante ao cenário da pandemia. A desigualdade entre os ensinos e os saberes se mostra ainda maior após um ano de enfrentamento, esquecimento e distância. Dessa forma, esse curso de capacitação age como uma forma de preparar possíveis educadores populares para enfrentarem essa realidade de forma que possam agir na ampliação dos saberes e de formação de massa crítica dos jovens, restaurando a força que a educação promove.”

Todos os envolvidos que participarem das aulas de forma integrada receberão certificado de participação e conclusão da capacitação.

Cronograma da Formação de Educadores Populares

Outras informações: emancipacaojf@gmail.com