Dorca Siqueira: “Saber que realizamos um sonho, cuja trajetória não foi nada fácil, foi gratificante” (Foto: Divulgação)

Cerca de mil alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) colaram grau em janeiro de 2021. Ao todo, foram realizadas sete cerimônias, todas remotas em decorrência da pandemia de Covid-19. Nos dias 11 e 12,

colaram grau os estudantes do Campus de Juiz de Fora dos cursos da modalidade a distância. No dia 13, foi a vez dos formandos de Governador Valadares. As colações de grau unificadas foram transmitidas ao vivo no canal da UFJF no Youtube. Já os diplomas de conclusão de curso foram entregues aos diversos Polos UAB que fazem parceria com a Universidade.

Para o diretor do Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF, Ricardo Mendonça, neste momento em que estamos compartilhando e vivenciando um ambiente de pandemia, a iniciativa da Universidade pela adoção e realização da cerimônia de colação de grau no que concerne o primeiro semestre de 2020, de forma on-line, constituiu-se como um verdadeiro marco na história de 60 anos de existência e de muito sucesso da Instituição.

“Este evento, em particular, assumiu um caráter todo especial, na exata medida em que efetivamente foi o primeiro planejado e executado em caráter unificado, abrangendo graduadas (os) das mais diversas áreas do conhecimento. A realização desta ação por si só, já se configura como mais uma resposta da Universidade às adversidades que nos são impostas. Assim e, por seu intermédio, foi possível alcançar um duplo objetivo: manter a atenção e o devido respeito às recomendações de saúde, no que tange à necessidade de manutenção de condutas de isolamento social como medida protetiva de saúde pública e, portanto, coletiva. Paralelamente, conseguiu-se manter a tradição, a beleza e importância de um de seus ritos mais esperados por todos os graduandos.”

“Momento único”

Daniele Gonçalves: “Este curso possui um nível elevado de ensino e me proporcionou muitas experiências incríveis” (Foto: Divulgação)

Já para a coordenadora do Polo de Durandé, Glauce Camargo, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, foi uma emoção e um privilégio participar de um momento marcante e tão esperado pelos formandos do Polo Durandé. “A principal razão dessa emoção foi comemorar a vitória desses alunos queridos. Poder colaborar e proporcionar este momento único foi motivo de muito orgulho para toda a comunidade acadêmica, principalmente para mim, como coordenadora. A entrega dos diplomas foi uma grande vivência, tivemos a emoção inerente a uma colação de grau. Momento único que emocionou a todos os formandos presentes . Enfim, fiquei lisonjeada e orgulhosa de cada um que, naquele momento, estava recebendo o diploma das minhas mãos como coordenadora.”

A formanda de Física, Daniela Gonçalves, comenta que tem muito orgulho de ter se formado na UFJF: “Este curso possui um nível elevado de ensino e me proporcionou muitas experiências incríveis, assim como a UFJF também me deu toda assistência durante todo o curso. Confesso que esperava ansiosamente por uma colação de grau presencial, porém, como os momentos atuais não permitiram, a colação de grau remota foi uma experiência nova e incrível que me proporcionou uma grande alegria.”

“Receber o diploma no Polo também nos emocionou muito. Mesmo seguindo todo protocolo de segurança necessários neste momento de pandemia, matamos a saudade e pudemos nos despedir de pessoas queridas com quem passamos um bom período juntos. Ter o diploma nas mãos foi uma alegria inexplicável. Saber que realizamos um sonho, cuja trajetória não foi nada fácil, foi gratificante”, relata Dorca Siqueira, formanda em Matemática.

Segundo Gilcimara Ferreira, também formanda em Matemática, a experiência foi inovadora pois, tradicionalmente, a colação de grau acontece presencialmente em Juiz de Fora. “Porém, mesmo sendo on-line, foi um momento especial e gratificante. Foi mais uma etapa concluída na minha vida e foi de degrau em degrau que conquistei o meu diploma.”

Gilcimara Ferreira: “Foi mais uma etapa concluída na minha vida e foi de degrau em degrau que conquistei o meu diploma” (Foto: Divulgação)

“Minha mensagem final às graduadas (os) visa basicamente parabenizá-las (os) pela conquista mas, principalmente, pela trajetória, como também por não desistirem de seus sonhos, por não esmorecerem face às adversidades, por terem escolhido a nossa Universidade pública, gratuita e de qualidade, para construir seus estudos e, fundamentalmente, a partir do somatório de todas essas decisões, nos permitir fazer parte da vida de cada um de vocês de forma perene e duradoura”, expõe o diretor, deixando também uma mensagem em nome de toda a equipe do Cead. “Assim desejo a todas (os) muita saúde, sorte e sucesso nos campos pessoal, familiar e profissional”

Outras informações: (32) 2102-3487 (Cead-UFJF)

Cead-UFJF no Facebook