A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta segunda-feira, 15, o calendário acadêmico previsto para o ano letivo de 2021. Segundo o documento, aprovado em reunião do Conselho Setorial de Graduação (Congrad), o primeiro semestre será iniciado em 17 de maio e finalizado em 15 de setembro.

Já a previsão para o segundo semestre é que comece em 18 de outubro deste ano e termine em 26 de fevereiro de 2022. O cronograma  é válido para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, para cursos que podem oferecer atividades no modelo de ensino remoto, já implantado na instituição. 

Como as aulas do segundo semestre letivo se encerram em 22 de março, haverá um recesso de 55 dias antes do início das aulas previstas para o dia 17 de maio. A ideia é que a Universidade permaneça acompanhando a situação epidemiológica da região em que estão inseridos os campi sede e avançado. 

Confira o calendário acadêmico

Matrículas

O calendário aponta que os estudantes devem fazer a matrícula por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), para o primeiro semestre letivo de 2021, entre os dias 19 e 23 de abril.

Já entre os dias 27 e 28, ainda de abril, o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) realiza a primeira análise de matrícula. Depois desse protocolo, entre 29 de abril e 2 de maio, os alunos ainda podem fazer alguns ajustes necessários na matrícula, também pelo SIGA.

O período de ajuste de matrículas, tarefa a cargo das Coordenações de cursos, começa em 5 de maio e vai até 20 do mesmo mês. Nessa etapa, os estudantes terão a oportunidade de se matricular em outras disciplinas curriculares, desde que haja disponibilidade de vagas. 

No dia 21 de maio, acontece a matrícula em disciplinas com vagas ociosas, também realizadas pelos coordenadores de curso.

O prazo para trancamento de disciplina no SIGA termina no dia 25 de junho e deve ser realizado pelos próprios acadêmicos.

Colação de grau

De 14 a 18  de junho, os estudantes que irão se formar no fim do primeiro semestre deverão se inscrever para a Colação de Grau Unificada. Já as coordenações terão até o dia 25 para autorizarem a inscrição dos formandos.

Segundo semestre letivo

Previsto para ser iniciado em 18 de outubro de 2021, os acadêmicos devem realizar as matrículas entre os dias 22 e 24 de setembro por meio do SIGA. Além disso, a inscrição para a colação de grau de graduandos do segundo semestre de 2021 está prevista para ser realizada entre 22 e 26 de novembro.

Outras universidades

Segundo levantamento feito pela Pró-reitoria de Graduação, a UFJF é uma das poucas instituições de ensino superior públicas no país que possui condições de iniciar o calendário acadêmico letivo de 2021 antes do mês de junho. A maioria das instituições enfrenta  problemas com a reposição dos semestres, seja de forma on-line, híbrida ou presencial. De acordo com o levantamento, somente as federais do Mato Grosso do Sul (UFMS), de Santa Maria (UFSM), de São Paulo (Unifesp), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a de Itajubá (Unifei) começaram as aulas de 2021 em março ou têm previsão de início para abril.

A aprovação do calendário acadêmico de 2021 pelo Congrad não finaliza as discussões da UFJF sobre implementação do sistema híbrido de ensino (remoto e presencial) nem sobre a possível necessidade de calendários suplementares. Tais alternativas serão tratadas em comissões internas e conselhos da Universidade, considerando o cenário da pandemia de Covid-19.

Leia mais

Congrad discute proposta de calendário acadêmico 2021

UFJF planeja ano letivo de 2021

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF