Ao todo, 113 estudantes de medicina voltaram a atender na rede municipal de saúde e no Hospital Bom Samaritano. (Foto: Ashkan Forouzani/Unsplash)

Estudantes de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) voltaram a realizar o estágio obrigatório – também conhecido como internato – em unidades de saúde da cidade. As atividades, suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus, foram retomadas no último dia 19 de fevereiro, depois da adoção de uma série de medidas para a segurança desses alunos durante os estágios. Ao todo, 113 discentes já voltaram a atender na rede municipal e no Hospital Bom Samaritano.

A volta do internato só foi viabilizada após a aprovação de um plano de biossegurança elaborado pelo curso e da adequação dos locais onde os estágios acontecem, com a disponibilização de preceptores – profissionais que acompanham e orientam os estagiários em suas atividades – e fluxo adequado. Todo esse processo contou a participação de várias unidades da UFJF, como a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o Instituto de Ciências da Vida (ICV) e a coordenação e chefia do Departamento de Medicina, além da comissão que cuida dos estágios do curso.

“Tiveram que ser redimensionados e adaptados para que fosse possível um estágio de qualidade e seguro tanto para os alunos quanto para os pacientes”, explica o coordenador do curso, Adhemar Dias de Figueiredo Neto. Todo esse esforço é para garantir que uma etapa essencial da formação dos futuros médicos seja cumprida. “Os estágios obrigatórios são o elemento de fechamento do curso de medicina e compreendem um terço dos períodos, indo do nono ao 12º período. Neles o aluno faz uma imersão prática para desenvolvimento e aprimoramento do aprendizado propiciando uma formação completa e de qualidade, sendo possível adquirir as habilidades adequadas para se formar como um médico generalista”, detalha Neto.

A retomada das atividades também é vista de forma positiva pelo pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim. “A reorganização do fluxo de formação acadêmica permite que os estudantes que estavam com atividades paralisadas possam ter acesso a conteúdos práticos específicos do internato e concluírem seu curso de graduação”. E finaliza: “Um grande desafio para a UFJF e para as instituições em que os estágios ocorrerão, considerando o momento grave de pandemia que o Brasil vive.”