Inscrições de candidaturas podem ser feitas até quarta, dia 3, e votação acontece de 10 a 17 de março (Foto: Géssica Leine)

Na última quarta-feira, 24, teve início o processo eleitoral para a escolha de representantes do Conselho Setorial de Extensão e Cultura (CONEXC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A candidatura dos representantes de programas e projetos será realizada até esta quarta, 3 de março. Podem concorrer coordenadores com programas e/ou projetos cadastrados e aprovados junto à Pró-reitoria de Extensão (Proex), bem como seus respectivos beneficiários.

A votação para os coordenadores de programas de extensão e para os coordenadores de projetos de extensão será realizada através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), no período de 10 a 17 de março. Já a votação para os representantes da comunidade será realizada, no mesmo período, para cada campus da UFJF, através de um formulário do Google, que será enviado para os coordenadores de projetos e/ou programas e para os representantes.

Para que um beneficiário de programa ou projeto de extensão possa se candidatar ou votar em um representante, é preciso que os coordenadores indiquem o nome do projeto/programa que coordena e a qual campus está vinculado, além dos seguintes dados: nome, e-mail, telefone, RG e CPF, até 3 de março, para o e-mail conselho.extensao@ufjf.edu.br.

As eleições ocorrem anualmente, uma vez que o mandato dos conselheiros é de um ano, podendo ser feita recondução por mais um, conforme deliberação por maioria simples. Ao final desse período, um novo processo eleitoral é instaurado, para o qual podem concorrer, inclusive, os atuais membros deste Conselho.

O CONEXC
A presidente da Comissão Eleitoral, Raquel Fellet Lawall, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, da Faculdade de Letras da UFJF, que analisará o processo de escolha dos membros do CONEXC, explica que O Conselho de Extensão e Cultura é um órgão colegiado superior normativo, consultivo e deliberativo sobre os temas relacionados à extensão e à cultura no âmbito da UFJF, com regimento próprio, subordinado às diretrizes do Conselho Universitário (Consu). “Sua principal função é traçar as diretrizes para as políticas de extensão da UFJF, realizando uma ponte entre a universidade e a sociedade.”

Compete ao Conexc, ainda propor ao Consu diretrizes da Universidade relativas a políticas nas áreas de sua competência; estabelecer normas gerais para a organização, funcionamento, implementação, avaliação e alterações relativas às atividades de extensão e cultura; deliberar sobre convênios da Universidade com outras entidades; emitir pareceres solicitados pelo reitor e pelo Conselho Superior; entre outros.

Apesar de sua importância no âmbito acadêmico, o CONEXC ficou inoperante por mais de dez anos, tendo seu funcionamento reativado apenas em 2017 ─ o que levou a Proex a estabelecer políticas e procedimentos sem a apreciação de um órgão colegiado.

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, enfatiza que, no CONEXC, a comunidade externa possui assento e oportunidade de participação. “Além de beneficiária e formuladora das ações que são realizadas pelas equipes, a representação da comunidade significa que as políticas que a UFJF implementa garantem que as necessidades e as expectativas dos beneficiários sejam atendidas, sempre procurando a garantia dos direitos sociais. É um exemplo da universidade pública cumprindo seu papel de ouvir a comunidade, dialogar e implementar suas políticas.”

Site da Proex
Regimento Eleitoral 2021