Dhébora Carvalho, de Aimorés, tenta uma vaga no curso de Fisioterapia (Foto: Pedro Hiago)

O segundo, e último, dia de provas do Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi marcado pela tranquilidade, em Governador Valadares, neste domingo, 28.

As provas transcorreram entre 13h e 17h30, sem ocorrências graves e de acordo com os protocolos de biossegurança estabelecidos pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre Coronavírus da UFJF.

“Merece destaque todo zelo, responsabilidade e cuidado que a equipe responsável pelo Pism teve para organizar esse evento em um momento tão difícil para nossa sociedade e que transcorreu, nesses dois dias, de uma forma bastante segura para todos os candidatos”, destacou o reitor Marcus David.

Os candidatos distribuídos entre cinco escolas da cidade tiveram que responder questões objetivas sobre Física, Química, Geografia e História. Os que escolheram cursos de Humanas, de Economia e Administração responderam ainda questões discursivas de Geografia, História e Filosofia; já os candidatos das áreas de Exatas e de Saúde foram cobrados com questões abertas sobre Física e Química.

Daniel Santana, de GV, achou as provas de Química e Física mais difíceis (Foto: Pedro Hiago)

A partir de agora todos aguardarão com expectativa as notas das provas que serão divulgadas no dia 7 de abril e o resultado final, após recurso, que está previsto para ser liberado no dia 15 do mesmo mês. É o caso da estudante de Aimorés, Dhébora Carvalho, que achou o conteúdo do segundo dia de provas mais difícil. “A prova de hoje foi um pouco mais complicada que a de ontem, principalmente de Química e Física, mas deu para responder as questões”, afirmou a candidata que busca uma vaga no curso de Fisioterapia do campus GV.

O candidato Daniel Santana Dias, de Governador Valadares, também relatou dificuldades principalmente nas provas de Química e Física. Porém, ele acredita que pode realizar o sonho de ingressar no curso de Fisioterapia da UFJF-GV. “Eu pratico muito esporte e por isso já tive várias lesões no joelho e tornozelo. Então, como precisei muito de fisioterapia quando era mais novo, resolvi tentar fazer logo esse curso”, destacou.

Dicas para quem vai fazer os módulos I e II

Valadarense Ana Luísa aconselhou os colegas que farão o Pism I e II “”Gente, estude bastante. Foque no conteúdo do primeiro e segundo ano porque o resultado pode ajudar muito” (Foto: pedro Hiago)

Primeiros a realizarem as provas em 2021 e, por consequência, finalizarem o percurso completo do Pism, os candidatos do módulo III deram alguns conselhos aos colegas estudantes que participarão das provas do módulo I e II. “Gente, estude bastante. Foque no conteúdo do primeiro e segundo ano porque o resultado pode ajudar muito. No terceiro é só Jesus”, brincou a candidata valadarense Ana Luísa Almeida Silva, que busca uma vaga no curso de Medicina da UFJF-GV.

O também candidato a uma vaga no curso de Medicina, Diego Brandão Pacini, de 17 anos, complementou. “É muito importante conseguir tirar a maior nota nas primeiras provas, para que no final possam participar do módulo III menos pressionados”.

As provas do módulo II do Pism 2021 serão realizadas nos dias 27 e 28 de março, e as do Pism I, nos dias 24 e 25 de abril.

Medidas de biossegurança

Assim como no primeiro dia, a UFJF adotou uma série de medidas de biossegurança, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Professora do curso de Nutrição da UFJF-GV e coordenadora do Módulo III do Pism na Escola Estadual Paulo Freire, Angélica Cotta relatou que os protocolos foram respeitados pelos fiscais e candidatos.

A previsão é de que os gabaritos do Módulo III do Pism sejam divulgados ainda neste domingo, a partir das 19h.