Cinco colégios de Governador Valadares abriram as portas neste sábado, 27, para os 946 candidatos que se inscreveram no módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2021 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As provas foram realizadas no Centro Interescolar Dr. Raimundo Soares de Albergaria Filho e nas escolas estaduais Professor Paulo Freire, Júlio Soares, Quintino Bocaiúva e Dona Arabela de Almeida Costa.

Gabriela Siqueira considerou a prova adequada (Foto: Pedro Hiago)

No primeiro dia de prova, todos os candidatos responderam questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática. Aqueles que escolheram cursos de Economia e Administração foram cobrados sobre conhecimentos discursivos de Língua Portuguesa, Matemática e Sociologia. Já os que optaram pelas Exatas, tiveram que discorrer sobre Língua Portuguesa e Matemática. Para os estudantes voltados para a área de Humanas foram abordados assuntos sobre Língua Portuguesa, Literaturas e Sociologia. E os inscritos em graduações do campo da Saúde tiveram como temas Língua Portuguesa e Biologia.

O conteúdo cobrado foi aprovado pelos estudantes que conversaram com a equipe de comunicação da UFJF-GV. A insegurança provocada pela ausência de aulas presenciais durante a preparação para a prova deu lugar ao entusiasmo. Como no caso da candidata Gabriela Siqueira de Souza Profirio, de 18 anos, que considerou a prova acessível. “A prova estava bem tranquila, de fácil entendimento. É um alívio, pois foi bem complicado estudar de casa, difícil conseguir manter uma rotina”, destacou a estudante de Mantena.

Mesma opinião da candidata Ana Alice Azevedo Pereira, de 18 anos, que considerou a prova tranquila apesar das dificuldades de estudar em razão da pandemia de Covid-19. Natural de São Domingos das Dores, Ana elogiou a organização do Pism. “Foi bem mais organizado que o Enem, até porque são menos candidatos. Então foi bem seguro”.

UFJF adotou medidas de biossegurança (Foto: Pedro Hiago)

Em razão da pandemia, a UFJF adotou uma série de medidas de biossegurança, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos locais de prova, as mesas ou carteiras foram posicionadas com uma distância de 1,5 metro entre elas; foi colocado álcool gel nas salas e todos os candidatos e fiscais de provas usaram máscara cobrindo o nariz e a boca durante todo o tempo do exame. “Foi tudo muito bem organizado, todos de máscaras e preocupados em passar o álcool. Nas salas de provas, as cadeiras ficaram bem afastadas uma da outra”, destacou o candidato valadarense Caio Dias Oliveira, de 17 anos.

Nicollas Gustavo, de Ipatinga (Foto: Webert Arão)

Governador Valadares recebe estudantes de diversas cidades da região

O Pism tem chamado a atenção de estudantes de diversas regiões próximas a Governador Valadares. A única universidade pública do Vale do Rio Doce tornou-se um sonho para jovens da região que procuram uma instituição de ensino superior gratuita e de qualidade. É o caso do estudantes Nicollas Gustavo, de 18 anos. Natural de Ipatinga, no Vale do Aço, Nicollas acredita que o Pism oferece um modelo justo de avaliação, bem como um atendimento humanizado. “Fico muito feliz pelo acolhimento da universidade”, afirmou o candidato a uma vaga no curso de Medicina.

Estudantes e professoras da Escola Estadual Frei Afonso Maria Jordá, de Aimorés (Foto: Larissa Ferreira)

A possibilidade de realização dos sonhos dos estudantes é o que move também os professores que os acompanharam durante todo o Ensino Médio. Professora de História da Escola Estadual Frei Afonso Maria Jordá, em Aimorés, Gracieli Norberto Schultz viajou 167 km em um ônibus cedido pela prefeitura, para acompanhar 17 alunos que participaram do primeiro dia de provas do Módulo III. “Nós já temos este projeto na escola, trabalhando com os alunos para que eles participem do Pism há três anos. Este último ano foi muito difícil em razão da pandemia, dificuldade de alcançá-los, de incentivá-los a continuar os estudos e persistir neste sonho que é deles e também é nosso. Pra gente é motivo de alegria e estamos aqui na torcida para que todos consigam realizar seus objetivos, para que possamos nos sentir realizadas através deles”.

Ao todo as provas do Pism III são realizadas em cinco cidades: Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé, Petrópolis (RJ) e Volta Redonda (RJ).

Segundo dia de provas neste domingo

Neste domingo, 28, os estudantes participam do segundo dia de provas. Todos os candidatos responderão questões objetivas sobre Química, Física, Geografia e História. Aqueles que escolheram cursos de Economia e Administração, bem como da área de Humanas, serão cobrados sobre conhecimentos discursivos de Geografia, História e Filosofia. Já os que optaram pelas Exatas ou Saúde, terão que discorrer sobre Física e Química.

As provas terão início às 13h e término às 17h30. A previsão é de que os gabaritos dos dois dias das provas do Módulo III sejam divulgados neste domingo, após às 19h, pelo site da Copese.