Entre as medidas de biossegurança, espaço entre as carteiras será ampliado este ano para 1,5 metro (Foto: arquivo anos anteriores/Gabi Müller)

Mais de 8 mil estudantes se preparam para a realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021 que acontece neste final de semana, nos dias 27 e 28 de fevereiro. A recomendação é para que os candidatos, além de estarem preparados para os conteúdos cobrados no edital, também sigam à risca as orientações de biossegurança, evitando imprevistos durante os exames.

O módulo III possui dois Cadernos de Provas, com questões objetivas, iguais para todos os candidatos e discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido. Neste módulo, os inscritos podem alcançar até um total de 140 pontos. 

No sábado, dia 27, todos farão as questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática. Aqueles que escolheram cursos de Economia e Administração serão cobrados sobre conhecimentos discursivos de Língua Portuguesa, Matemática e Sociologia. Já os que optaram pelas Exatas, terão que discorrer sobre Língua Portuguesa e Matemática. Para os estudantes voltados para a área de Humanas serão abordados assuntos sobre Língua Portuguesa, Literaturas e Sociologia. E os inscritos em graduações do campo da Saúde terão como temas  Língua Portuguesa e Biologia.

No domingo, dia 28, as questões objetivas serão sobre Física, Química, Geografia e História. Já as discursivas para aqueles que escolheram cursos de Humanas e de Economia e Administração serão sobre Geografia, História e Filosofia e para os candidatos das áreas de Exatas e de Saúde serão sobre Física e Química.

As avaliações serão realizadas das 13h às 17h30 e, depois que a aplicação de provas começar, o estudante precisa ficar no local por, no mínimo, uma hora e trinta minutos. Ao término do exame, é permitido ao candidato levar o Caderno de Provas. Já o cartão resposta deve ser entregue para o fiscal, sendo preenchido por caneta preta ou azul, de corpo transparente.

Expectativas

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, a realização do Pism é um grande desafio para a Instituição nesse momento de pandemia. No entanto, representa a oportunidade de selecionar candidatos para o ingresso nos cursos de graduação da UFJF. “A Universidade espera que tudo transcorra bem e que sejam cumpridos os protocolos de biossegurança divulgados pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).” 

Amorim destaca a importância da leitura do edital com atenção: “a leitura minuciosa do edital e dos protocolos de biossegurança ajudam o candidato a se organizar e a diminuir a ansiedade para as provas. Permite que o estudante prepare com bastante antecedência as máscaras que serão usadas, as canetas – azul ou preta com corpo transparente -, a régua, o preparo do lanche, a necessidade de levar a própria garrafa de água, pois os bebedouros não poderão ser utilizados, e o tempo que vai ser gasto para chegar ao local do exame com antecedência”, aponta o pró-reitor.

Confira as orientações do infectologista do Hospital Universitário (HU/Ebserh/UFJF), Rodrigo Souza.

As normas serão iguais para os municípios de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda, onde as provas serão aplicadas simultaneamente. O candidato que não seguir os protocolos exigidos no edital rigorosamente será desclassificado do módulo III do Pism. Confira os protocolos exigidos no edital.

Ansiedade na reta final

Aluna do Colégio de Aplicação João XXIII, Laís Bassoli acabou de concluir o 3º ano do Ensino Médio e conta que, nos últimos meses, a organização foi o ponto central em seu preparo para as provas. “Durante todo o período de quarentena, busquei me organizar o máximo possível para estar pronta para realizar as provas. Por ficar constantemente em casa, pude estudar bem mais do que eu faria se o ano tivesse sido típico, o que, teoricamente, me daria mais preparação. Mas também senti muita falta do contato direto com os professores, o que foi sempre fundamental para o meu aprendizado.”

Laís usa a atividade física como válvula de escape para toda a ansiedade. Em relação à realização da prova, está dividida entre a vontade de realizar logo o exame e as dificuldades diante do cenário da pandemia. 

Locais de prova

As provas do Pism serão aplicadas neste sábado e domingo, 27 e 28, em cinco cidades, a partir das 13h. Os candidatos podem conferir o local de prova no comprovante definitivo de inscrição, disponível na Área do Candidato. A recomendação é que o estudante visite o local da prova com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes dos portões se fecharem. Veja como chegar ao campus da UFJF e informações sobre outros locais de prova.

Nos dias de prova, é fundamental que não haja aglomeração, sendo recomendado que os estudantes não levem acompanhantes para os locais de exame, que estarão com os portões abertos a partir das 11h. Além disso, para os candidatos que farão as avaliações no campus da UFJF, não será permitido estacionar os veículos, ou seja, apenas será possível o embarque e desembarque do inscrito.

A UFJF irá disponibilizar uma equipe de cem integrantes para auxiliar os candidatos do Pism no final de semana. Distribuída pelos locais de prova em Juiz de Fora, dentro e fora do campus universitário, a equipe de Receptivo estará vestida com coletes cinza e crachás de identificação vermelho.

Não se esqueça 

Nesta edição, diante do quadro de pandemia causado pela Covid-19, os candidatos devem, obrigatoriamente, utilizar máscaras cirúrgicas, de tecido – com pelo menos duas camadas – ou outras de qualidade superior. Não serão aceitas máscaras de crochê ou tricô e nem transparentes. 

Além disso, apenas serão aceitos como Documentos Oficiais de Identificação, aqueles que possuam foto: Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Qualquer outra documentação, diferente das citadas, impossibilita a participação do estudante no Pism 2021. Não serão aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas.

Leia mais: Pode ou não pode? Siga as orientações do edital para o Pism

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br   – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF