Com a aproximação das provas do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), é fundamental que os estudantes leiam o edital, tomando as medidas necessárias para que o processo ocorra de forma tranquila e sem imprevistos.  A atenção deve ser redobrada, não apenas sobre os conteúdos exigidos nas avaliações, mas em relação aos horários, locais de prova, documentação, protocolos de biossegurança, entre outras questões. As provas acontecem em cinco cidades nos dias 27 e 28 de fevereiro, das 13h às 17h30.

O primeiro passo a ser dado, antes mesmo de sair de casa, é ter conhecimento do local onde a prova deve ser realizada. A informação está presente no comprovante definitivo de inscrição, disponível na Área do Candidato. Veja outras informações indispensáveis abaixo.

Quais documentos são aceitos para fazer a prova?

Apenas serão aceitos como Documentos Oficiais de Identificação, aqueles que possuam foto: Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Qualquer outra documentação, diferente das citadas, impossibilita a participação do estudante no Pism 2021. Não serão aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas.

Durante todo o período de realização do exame, o documento de identificação com foto deve ficar disponível para que os fiscais de sala ou a coordenação local possam conferi-lo. Também não serão aceitas carteirinhas de estudante, de clubes ou qualquer outra documentação que não esteja presente no edital

É preciso usar máscaras?

Sim. É necessário que o estudante utilize máscara, cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do lugar da realização das avaliações. Aqueles que se recusarem, injustificadamente, a respeitar os protocolos serão eliminados do exame. A medida também é obrigatória para os aplicadores de provas e acompanhantes de mães que estiverem amamentando.

A UFJF não fornecerá máscaras aos candidatos e não será permitido que o estudante entre no local de provas sem o uso das proteções faciais seguindo os protocolos exigidos pela Instituição. 

É imprescindível que os estudantes tenham, no mínimo, uma máscara reserva, assim como um saco plástico para acondicionar a já usada. As outras proteções faciais reservas deverão estar em outro saco plástico e devem ser trocadas a cada três horas ou menos, caso ela fique úmida, suja ou molhada.

Caso algum candidato apresente desconforto de saúde durante a realização da prova, ele será encaminhado para outro ambiente que possibilite a conclusão do exame. 

Quais máscaras serão aceitas?

Os candidatos devem utilizar máscaras cirúrgicas, de tecido – com pelo menos duas camadas – ou outras de qualidade superior. Não serão aceitas máscaras de crochê ou tricô e nem transparentes. 

Como organizar meus horários nos dias das provas?

É importante que o candidato se organize para chegar ao ambiente em que está alocado, no mínimo, 30 minutos antes. A orientação é que procure conhecer o local com antecedência para evitar possíveis imprevistos e aglomerações. Os portões serão fechados às 13h em ponto. Atrasos não são tolerados. O participante que não comparecer nos dias, horários e locais apresentados no comprovante definitivo tem a inscrição cancelada. Além disso, não haverá aplicação de segunda chamada.

Depois que a aplicação de provas começar, o estudante precisa ficar no local por, no mínimo, uma hora e trinta minutos. Vale lembrar que não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a realização das provas em virtude do afastamento do candidato da sala, inclusive para atendimento médico.

O que eu posso levar para a prova?

É permitido que, sobre a carteira ou mesa, além do documento de identificação, estejam: caneta azul ou preta de corpo transparente, álcool em gel transparente e sem rótulo e régua transparente, devendo o estudante levar seu próprio material. 

Também serão permitidos alimentos, líquidos em garrafa transparente sem o rótulo e medicamentos, caso necessário.

O que não devo levar para a prova?

É proibida a utilização de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como boné, chapéu, viseira ou gorro. É vedada também a utilização de lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, aparelhos de mp3 ou similares, gravadores, relógios de qualquer tipo, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Também não é aceito que o candidato porte armas de qualquer espécie, mesmo que tenha porte para isso.

Além disso, o candidato que possuir cabelos compridos deverá mantê-los presos durante a realização das provas, deixando as orelhas à vista.

Eu preciso levar o celular. Como proceder?

É permitido levar celular. Entretanto, o candidato, ao entrar na sala de provas, deve guardar o aparelho desligado, preferencialmente sem bateria, em embalagem própria fornecida pelo fiscal. Outros equipamentos eletrônicos também devem ser desligados, assim como outros objetos, caso contrário, o participante será eliminado.

Atenção com a folha de resposta

O candidato recebe, em cada dia do exame, um caderno de provas e uma folha de respostas. O caderno de provas contém todas as questões objetivas e discursivas. Já a folha de respostas contém espaço para marcação das respostas.

A folha de respostas será o único documento utilizado para a correção. Portanto, os estudantes devem estar atentos ao transcrever as respostas. A questão que não apresentar nenhuma opção assinalada, assim como aquela que tiver mais de uma opção indicada, ou que contiver manchas, borrões, emendas, correções, traços, pontos, sombreados ou quaisquer outros tipos de rasuras será desconsiderada no momento da correção.

É importante lembrar que não haverá substituição da Folha de Respostas devido a qualquer tipo de erro por parte do candidato.

Quais cuidados devemos ter para evitar a Covid-19?

Além da exigência do uso de máscaras, nesta edição do Pism, a ingestão de alimentos e de bebidas pelos candidatos deverá ser feita individualmente fora da sala de prova, na companhia de um fiscal, em local adequado. Vale lembrar que o estudante deverá levar água para consumo durante o processo, pois não haverá bebedouros disponíveis.

Ainda conforme os Protocolos de Biossegurança da UFJF e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), será feita higienização prévia dos locais onde ocorrerão as provas do Pism. 

Ao entrar nas salas de aplicação de prova deverá ser feito o uso do álcool em gel e não será permitida a presença de acompanhantes nas proximidades dos locais de exame, evitando a aglomeração de pessoas.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br  – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF