O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 25, para promover a integração entre as instituições beneficiadas e a equipe do programa. (Imagem: reprodução)

A representante de uma das instituições beneficiadas por doações do “Covid Zero” participou, na tarde desta quinta-feira, 25, de uma webconferência com integrantes da equipe do programa de extensão do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) dedicado à promoção de ações voltadas para a prevenção da transmissão pelo novo coronavírus e enfrentamento da pandemia.

O principal objetivo do encontro – para o qual foram convidadas outras 20 entidades – desta quinta foi promover a integração entre os beneficiados e a equipe do programa para tornar as ações futuras mais adequadas às realidades de cada instituição.

Segundo a diretora da Associação de Atividades de Equestres, Saúde, Esporte, Educação, Lazer e Cultura para as Pessoas com Deficiências (Equovila), que participou da webconferência, o trabalho desenvolvido pelo programa é muito importantes para a entidade. “O exemplo foi a última doação. Foi importantíssima porque é um material essencial. A instituição estava com dificuldades para adquirir, chegou em um momento muito importante e já estamos fazendo o uso. Essa parceria é um grande ganho para todos os usuários e suas famílias. É muito bom saber que tem essa janela aberta pra gente sempre que precisarmos”, destacou Isabel Albuquerque. A Equovila recebeu esta semana 20 litros de clorexidina (produto usado principalmente na higienização de animais), quantidade suficiente para dez meses de trabalho.

Para o coordenador do programa, conhecer a realidade das instituições é essencial para a promoção de ações adequadas. (Foto: Arquivo/UFJF-GV)

Na avaliação do coordenador do “Covid Zero”, relatos como o de Albuquerque ajudam a compreender melhor as entidades e, consequentemente, elaborar ações adequadas à realidade de cada uma delas. “O ponto alto foi a fala da Isabel [Albuquerque], colocando as dificuldades dela para processos educativos, pois eles [Equovila] tiveram que usar da criatividade para alcançar, de fato, aquelas famílias que precisavam do cuidado com as crianças. E ver essas dificuldades vai nos ajudar a preparar novos materiais e campanhas educativas adequados para essas instituições”, destacou Peterson Andrade. E finalizou, afirmando: “Nossa missão é a educação. Queremos trabalhar com questões assistenciais, mas, principalmente, educativas para a promoção da saúde e prevenção da doença.”

O programa

O programa já fez a doação de materiais de limpeza, álcool e itens de proteção para 31 instituições filantrópicas. (Foto: Arquivo/UFJF-GV)

O “Covid Zero” começou em março de 2020, inicialmente como um grupo de trabalho, transformando-se posteriormente em programa de extensão. A iniciativa já destinou álcool em gel, sabonete, desinfetante e itens de proteção individual para as secretarias de Saúde de 56 municípios e 31 instituições filantrópicas da região. Somente máscaras e toucas, somando as entregas previstas para os próximos dias, as doações já passam de 10 mil.

Esse trabalho assistencial é apenas um dos eixos do programa. É que além da captação de empresas e demais parceiros para doações e destinação desse materiais para as instituições, o “Covid Zero” também desenvolve ações nas áreas educativa e epidemiológica.

Além das doações, o “Covid Zero” também desenvolve trabalho educativo com a produção de conteúdo informativo sobre a doença. Imagem: (Perfil Instagram/Covid Zero)

A equipe produz conteúdos, como cartilhas e vídeos, que são veiculados no site e perfil do programa no Instagram. Com uma linguagem clara e objetiva e dedicadas principalmente ao público externo à universidade, essas publicações buscam desmentir boatos e notícias falsas, além de oferecerem informações seguras para enfrentamento da pandemia.

Já o eixo epidemiológico é responsável pela elaboração de boletins que periodicamente apresentam os números da pandemia em Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora e Belo Horizonte. A situação da doença em Minas Gerais e no país também integra a publicação, que traz ainda os principais estudos científicos sobre a covid-19.