Atualizada em 25 de fevereiro, às 16h44

Candidatos devem estar atentos a prazos, datas e orientações

Ao separar as datas de aplicação das provas dos três módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reduziu em menos de um terço a circulação de pessoas geralmente esperada para os dias do processo. A medida tomada diante do quadro epidemiológico da Covid-19 tem o sentido de evitar aglomerações e, consequentemente, a transmissão do vírus.

Para além dos protocolos do edital a serem seguidos pela organização, entre eles, a obrigatoriedade do uso de máscaras por todos participantes e o distanciamento entre as carteiras de 1,5 metros, outras precauções devem ser levadas em conta pelos candidatos.

Infectologista reforça medidas a serem tomadas pelos candidatos, fora da sala de aula para garantir a segurança de todo processo

Segundo o infectologista  do Hospital Universitário (HU/Ebserh/UFJF), Rodrigo Souza, os cuidados devem começar logo ao sair de casa. O candidato deve preservar, durante o deslocamento até o local de prova, o distanciamento social. “Se possível, deve evitar compartilhar o transporte a ser utilizado. Caso se locomova de carro, evite colocar várias pessoas no mesmo veículo. Se for necessário utilizar o transporte público, é preciso minimizar o risco, assentando-se próximo às janelas e mantendo-as abertas.” Durante o trajeto, utilizar máscara, não retirando-a em nenhum momento dentro do ônibus.

Ainda sobre o uso das máscaras, o infectologista reitera que para que sejam eficazes, elas precisam ter uma trama muito bem fechada, entre um fio e outro, para evitar que o vírus passe pelas camadas da proteção facial. “Em relação às máscaras de tecido, quando utilizamos mais camadas, aumentamos a filtragem do vírus e apenas pequenas partículas são capazes de passar. Quando usamos aquelas feitas de tricô ou crochê, por exemplo, o espaço entre as tramas é muito grande e não vão promover filtragem alguma, o que a torna apenas uma barreira estética e não efetiva.” O edital do Pism proíbe esse tipo de máscara. 

Para que a realização dos exames seja segura, Souza recomenda que o candidato leve consigo dois saquinhos, sendo um com as máscaras limpas e/ou reservas e outro para alocar aquelas que estiverem sendo utilizadas no decorrer da prova. “Após o uso das máscaras, elas devem ser retiradas apenas pelas alças, sem que haja contato com a parte da frente, pois ela pode estar contaminada a partir da conversa com outras pessoas. Após colocá-la no saquinho e guardá-la é fundamental fazer a higienização necessária das mãos.”

Realizarão prova em Juiz de Fora 5.200 candidatos e, de acordo com o médico, ainda estamos em um momento em que a transmissão do coronavírus é alta na cidade. Por isso, é fundamental que os candidatos evitem ir aos locais de provas acompanhados. “Quanto mais pessoas circularem no espaço, maior o perigo. Por meio dessa medida, a gente consegue reduzir os riscos de transmissão.”

Os estudantes também devem tomar cuidado durante o retorno para casa e se precaver seguindo as mesmas medidas de biossegurança indicadas no trajeto que antecede a realização das provas. “Se possível, evitar compartilhar o transporte nos momentos de pico, porque quanto mais próximo de outras pessoas, maior o risco de adquirir a infecção”, destaca Rodrigo.

Os portões dos locais de prova abrem às 11h e, por isso, o ideal é que os candidatos se planejem para sair de casa com antecedência, evitando horários de pico e os ônibus cheios. 

Para o bem de todos

As medidas de biossegurança devem ser tomadas para proteger a saúde de todos. “Aqueles que participam da prova devem evitar ficar sem as máscaras, inclusive ao beber algum líquido. O nariz e a boca devem estar sempre tampados. Caso encontre amigos, às vezes, antes do momento das provas, é preciso evitar aglomerações. Podem até conversar, mas seguindo o distanciamento e sempre com as proteções faciais. Além disso, antes de entrar na sala, caso seja preciso retirar a máscara, é fundamental se distanciar do grupo, seja para se alimentar ou beber algo. Agora, durante a estadia na sala de aula, devem ser respeitadas as orientações dos fiscais”, destaca Souza.

O infectologista ressalta que a UFJF tomou todas as atitudes possíveis para reduzir o risco de transmissão da Covid-19 nos diversos cenários em que se encontra. No entanto, é importante que o candidato fique atento para todas as orientações e que colabore com o processo. “Não adianta de nada pensarmos em um distanciamento, em uma estrutura segura e, às vezes, o estudante, fora do ambiente de sala de aula, onde há uma dificuldade maior de controle, não faça a sua parte. É fundamental que todos colaborem para que, no final, não tenhamos nenhuma intercorrência e não tenhamos nenhum caso relacionado a aplicação das provas”, finaliza Souza.

Não se esqueça 

As provas do Pism III serão aplicadas neste sábado e domingo, 27 e 28, em cinco cidades, às 13h. O local de prova está disponível no comprovante definitivo de inscrição, na Área do Candidato. Os candidatos devem, obrigatoriamente, utilizar máscaras cirúrgicas, de tecido – com pelo menos duas camadas – ou outras de qualidade superior. Não serão aceitas máscaras de crochê ou tricô e nem transparentes. 

Além disso, devem portar algum documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não serão aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas.

Leia mais: Pode ou não pode? Siga as orientações do edital para o Pism

Edital do Pism 2021 é retificado com novo cronograma e protocolo de biossegurança

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br   – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF