A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) e a Prefeitura de Governador Valadares firmaram, nesta semana, parceria que garante atendimento psiquiátrico à comunidade acadêmica da Instituição. A importância da atenção à saúde mental dos estudantes foi reforçada durante reunião realizada na Prefeitura, em janeiro deste ano. Com a decisão, ficam estabelecidas consultas com profissional psiquiatra aos discentes que forem encaminhados pelo setor de Apoio Estudantil da UFJF-GV.

Atualmente são realizados cerca de 800 atendimentos psicológicos por ano no Campus Governador Valadares. De acordo com a coordenadora acadêmica e responsável pelo Setor de Apoio Estudantil, Sibele Aquino, a iniciativa surgiu a partir da observação de alguns casos de maior vulnerabilidade, que demandam tratamento e acompanhamento psiquiátrico. “Esse atendimento será enfim concretizado, e esses estudantes serão encaminhados com intermediação dos psicólogos da UFJF-GV”.

A gerente de Graduação do campus GV considera muito importante a parceria com a atual gestão na Secretaria de Saúde, “pois existem estudantes com sintomas graves de adoecimento psicológico e, devido à condição financeira, muitos deles não conseguem ter acesso a atendimento psiquiátrico na rede de saúde particular. Além disso, cabe ressaltar que a manutenção da saúde mental é de fundamental importância para um bom rendimento acadêmico”, destaca Andréia Queiroz

Nesse sentido, a secretária de Saúde de Governador Valadares, Caroline Sangali, comenta que “os impactos da pandemia para os estudantes foram enormes, com as inseguranças acadêmicas e as angústias sobre o futuro profissional, que geraram alterações psicológicas nos alunos”. Para Sangali, o fornecimento desse apoio psiquiátrico do município “é uma reafirmação de que estamos juntos, e que vamos trabalhar juntos para vencer a pandemia e diminuir o impacto dela nos estudantes da Universidade”.

Como solicitar atendimento psicológico?

Basta acessar o SAU Aluno e abrir um novo ticket com a solicitação de atendimento psicológico. Além disso, é possível enviar email para psicologia.gv@ufjf.edu.br. O serviço é gratuito, e está condicionado à disponibilidade de vagas e horários dos profissionais, mas pode ser solicitado a qualquer momento. A duração das sessões bem como o tempo de acompanhamento variam de acordo com a demanda apresentada pelo aluno e o método de trabalho utilizado por cada profissional.